As férias e o seu benefício
Escreve quem sabe
2025-05-25 às 06h00
Muitas vezes há hipóteses de desenvolver ainda mais o Andebol em termos de equipas de competição e consequentemente de praticantes, mas logo na maioria dos casos os clubes se debatem com um problema quase comum a todos, a falta de instalações desportivas que suportem os treinos e jogos desses mesmos atletas.
O Distrito de Braga não escapa a este problema, aliás ele torna-se nacional e muito afeta, como é óbvio, as zonas mais populosas do país, nomeadamente a orla litoral, pois aí, se encontram a maioria das modalidades “INDOOR” aquelas que se praticam em pavilhão, com o Andebol a ser muito penalizado por várias razões, nomeadamente a dependência em relação a terceiros na utilização das mesmas e as questões financeiras que as envolvem.
Os clubes na nossa região que possuem pavilhão próprio no Andebol são uma minoria, mas ainda conseguem gerir um pouco melhor que os outros e atenuar este problema, mas a maioria deles está dependente dos pavilhões Municipais e das Escolas, estes estão em constante sobressalto, pois normalmente têm que partilhar e dividir horários com outras modalidades, isto para não entrar em linha de conta com o valor dos alugueres que se torna muitas vezes onerosos para os seus já débeis orçamentos.
A falta de instalações desportivas para a prática do Andebol tem trazido muitos embaraços a certos clubes, senão podemos dar o exemplo das dificuldades que o Concelho de Braga tem para dar saída a todas as solicitações que lhe são pedidas pelo Andebol em termos de pavilhões, com o “velhinho” Flávio Sá Leite à espera das obras que têm sido adiadas sucessivamente, ano após ano, esperamos que este seja em definitivo o do seu início de intervenção, no entanto, mais um grande problema vai surgir, as dificuldades que há em dar cobertura às inúmeras equipas dos vários escalões do clube mais representativo da cidade durante o período de obras, enfim, aguardamos que tudo se resolva a favor do Andebol.
Há que realçar a excelente intervenção que o CD Xico Andebol tem efetuado no seu pavilhão, dotando-o de meios que o tornam muito funcional, cujo projeto vai ser finalizado com a colocação de um piso novo de acordo com as benfeitorias efetuadas em toda a estrutura.
Temos conhecimento que o AC Vermoim também está a finalizar uma estrutura coberta que em muito vai ajudar um clube que tem equipas nos dois géneros em todos os escalões, com muitas dificuldades de alocar no dia a dia e fim de semana os seus atletas nos treinos e jogos, neste momento utiliza pavilhões Municipais, o de Vermoim e o de Delães.
A A2D Didáxis, o CCR Fermentões, a Alfacoop, o Famalicense AC, o Vitória SC e a Juventude do Mar possuem pavilhão próprio, enquanto o AC Fafe, o Arsenal da Devesa, o Manabola Lusitanos de Braga e o Maiastars utilizam pavilhões Municipais. O BECA utiliza o pavilhão da Escola secundária em que está sediado e o Clube S. Estêvão de Barrosas utiliza o pavilhão da Escola Secundária.
Este problema da falta de instalações desportivas para os desportos de pavilhão, há muitos anos que tem sido descurado pelo poder Central, por falta de uma política de desporto global para o país, assim como em alguns casos pelo alheamento de algum poder Local, tirando um período em que algumas Autarquias construíram os ditos “Pavilhões Multiusos”, que em termos desportivos servem normalmente para eventos de maior projeção, mas não são práticos para servir os clubes no seu dia a dia e até nos jogos de fim de semana, uma vez que, os custos de funcionamento se tornam incomportáveis para o desporto corrente de clubes amadores.
No entanto, não deixamos de concordar que o país não deva deixar de ter vários destes “Pavilhões Multiusos”, pois há necessidade de organizar competições de índole internacional que obrigam a serem disputadas em locais com características próprias, e essas quem as possuem são estes mesmos espaços ditos “Pavilhões Multiusos”.
Sabemos que este problema da falta de pavilhões para a nossa modalidade não se vai resolver de um dia para o outro, mas há que trabalhar e aproveitar a abertura que algumas Autarquias do nosso Distrito tem mostrado para ajudar a minorar este tipo de problemas dos clubes, tentando encontrar soluções, certo que não é fácil, pois a “concorrência” neste momento de outras modalidades é muito forte, tornando cada vez mais difícil conseguirmos ter recintos desportivos disponíveis para o número de atletas em crescendo que pretendemos treinar e colocá-los a competir com qualidade na modalidade de Andebol, no Distrito de Braga.
19 Julho 2025
18 Julho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário