Os amigos de Mariana (1ª parte)
Ideias
2017-01-11 às 06h00
É com enorme satisfação que inicio as crónicas de 2017 dando conta do novo recorde da recolha seletiva, na área da Braval, atingido em 2016.
Durante o ano de 2016 a Braval recolheu 15.438 toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos existentes na área de abrangência da Braval, mais 697 toneladas do que em 2015, quando foram recolhidas 14.741 toneladas. Este aumento, na ordem dos 4,7%, estabelece um novo recorde desde o início desta atividade, no ano 2000, quando foram recolhidas 1.000 toneladas e depois de atingido o pico de 15.154 toneladas, em 2011.
A recolha seletiva de vidro, papel e embalagens, juntamente com a recolha de outros resíduos recicláveis: Resíduos Elétricos e Eletrónicos, Pilhas, Círios e Velas e Óleos Alimentares Usados, ou seja, tudo o que foi para valorização, pela primeira vez cerca de 16.000 toneladas de resíduos foram para reciclar!
Este resultado é muito significativo, depois dos resultados dos últimos anos, o que dá bons indicadores no que diz respeito ao cumprimento das metas de reciclagem, no entanto, ainda muito longe de atingir as 25.000 toneladas até 2020. De qualquer forma, sentimo-nos encorajados a continuar a trabalhar com o objetivo difícil do cumprimento das metas, só possível com a colaboração da população. Este não é um desafio da Braval, é um desafio de todos os munícipes dos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
A população dos seis municípios beneficiou diretamente com estes resultados: pelo facto destes resíduos não virem na recolha indiferenciada, os municípios pouparam cerca de 400.000 € de tarifa de deposição de resíduos e taxa de gestão de resíduos.
Relativamente aos outros resíduos recicláveis, nos contentores instalados nos cemitérios foram recolhidas 71 toneladas de círios e velas, menos 8 toneladas do que em 2015.
A recolha de óleos alimentares usados sofreu um ligeiro decréscimo de 444 litros, tendo sido recolhidos 73.630 litros.
Em termos de Resíduos Elétricos e Eletrónicos e Pilhas, a quantidade recolhida deste tipo de resíduos voltou a aumentar. Foram recolhidas 254 toneladas. Apesar deste aumento, o desvio ilegal deste tipo de resíduos continua a ocorrer. Esta proibição e infração deverão estar previstas nos regulamentos municipais de resíduos ou, então, pela legislação nacional, de forma a desincentivar este tipo de comportamentos, pois quando os munícipes os colocam nos contentores, fazem-no com a perspetiva do seu tratamento/valorização.
Relativamente à receção de pneus usados, a quantidade recebida diminuiu para 1.240 toneladas, menos 699 toneladas comparativamente a 2015.
Globalmente, 2016 foi um ano muito positivo, em termos de reciclagem. Em nome da Braval felicito a população que tem contribuído para estes resultados, aqueles que separam os seus resíduos, colocando-os nos ecopontos, e apela a quem ainda não aderiu à separação de resíduos, que o passem a fazer, pois as metas estabelecidas pelo PERSU 2020 (Plano Estratégico de Resíduos Sólidos), são bastante ambiciosas e, caso não sejam cumpridas, como ainda é o caso da Braval, obrigarão à punição dos sistemas de gestão de resíduos, através do agravamento da taxa de gestão de resíduos (TGR), o que se reflete num aumento da tarifa de resíduos.
Ajude-nos, ajudando-se!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário