Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Novo ano letivo

Costa e os ratos

Novo ano letivo

Voz às Escolas

2019-09-09 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Setembro, mês do regresso às aulas em todas as escolas.
Preparamos a receção aos professores, aos alunos, às famílias para que se corresponda às expectativas de todos.
Apresentamos os números daqueles que procuraram as nossas escolas e foram muitos, contrariando a tendência que se tem verificado na diminuição das matrículas nas escolas básicas e jardins de infância mais afastados da sede do Agrupamento.
Saliento, então, o aumento da procura desde a educação preescolar ao ensino secundário (regular e profissional), proporcionando a constituição de cerca de 150 grupos/turmas, totalizando mais de 3000 alunos.
Neste Agrupamento, valorizamos todas as ofertas educativas e formativas. Víamos com preocupação a redução da procura dos jovens pelo ensino profissional e, como é do conhecimento público, os empresários queixam-se da falta de trabalhadores nas diversas áreas profissionais. Recebemos muitas solicitações das empresas que divulgam ofertas de emprego aos nossos alunos.

Este ano inverteu-se a situação e registamos, com agrado, o aumento dos alunos que optaram pelos cursos do ensino profissional, constituindo-se quatro turmas de cursos reconhecidos pela tradição da formação técnica da Escola Carlos Amarante.
No entanto, não conseguimos dar resposta a todos os alunos que nos procuraram e não foi possível abrir a turma do Curso Técnico de Design e do Curso de Condutor de Obra (Construção Civil).
São estes os cursos que iniciam – Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Curso Técnico de Produção em Metalomecânica – Programação e Maquinação, Curso Técnico Programador de Informática e Curso Técnico de Desporto.
Nesta crónica, apresenta-se o perfil de formação destes cursos.

No final do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, o profissional está qualificado e apto para desempenhar tarefas de caráter técnico relacionadas com a instalação, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos elétricos nas áreas da eletricidade, eletrónica e automação.
No caso do Curso Técnico de Produção em Metalomecânica – Programação e Ma- quinação, o profissional estará apto a orientar e a desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos eletromecânicos e eletrónicos.

No Curso Técnico Programador de Informática, o profissional estará apto para realizar atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informação.
No Curso Técnico de Desporto, o profissional estará preparado para participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, bem como organizar e dinamizar atividades físicas e desportivas.
Bom ano letivo para todos e continuação do bom trabalho!...

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.