A necessidade de reviver as memórias da Guerra Colonial Portuguesa
Voz às Escolas
2011-05-30 às 06h00
1. Área de Projecto (AP) “A Área de Projecto ajudou-me a crescer, uma vez que ao longo da nossa vida futura, iremos confrontar-nos com situações semelhantes.”
Ana Luísa, 12ºB
“…gostei da experiência de poder trabalhar “a sério” num projecto, de poder participar nas actividades idealizadas por nós e obter resultados.”
Cláudia Oliveira, 12º B
“Penso que a Área de Projecto é uma área não curricular importante para o nosso futuro enquanto universitárias, uma vez que faz com que desenvolvamos várias competências, nomeadamente a nível de organização de trabalho, realização de relatórios, espírito de grupo e cooperação.”
Joana Rodrigues, 12º B
Os três testemunhos que transcrevemos são demonstrativos da valorização da AP pelos alunos da ESCA. Agora que acaba de ser extinta (Dec. Lei nº 50/2011, de 8 de Abril), importará relembrar o aparecimento desta área não curricular. Como é sabido a AP foi introduzida pela reforma curricular do ensino secundário, enquadrada pelo Dec. Lei nº 74/2004, com as alterações em diplomas subsequentes, a AP surgia como uma área curricular não disciplinar que pretendia mobilizar e integrar saberes adquiridos e competências desenvolvidas nas diferentes disciplinas.
Pela nossa parte, compreendendo embora as razões subjacentes ao desaparecimento da AP, não podemos deixar de lamentar pelo enriquecimento pessoal que proporcionou aos nossos alunos e pela dinâmica que conferiu à ESCA.
2. Motivo de orgulho
O aluno do décimo segundo ano, Emanuel Ângelo Lopes de Carvalho foi apurado no dia 21 de Maio de 2011, para as Olimpíadas Ibero-americanas de Física, que decorrerão em Setembro em Guayaquil, Equador.
A preparação para a prova foi feita pela escola Quark! (Universidade de Coimbra), uma escola que prepara os alunos para as olimpíadas internacionais de física e que tem lugar todos os meses durante um fim-de-semana em Coimbra. Da prova foram apurados nove alunos que representarão Portugal no estrangeiro, de entre os quais se destaca este aluno, o único bracarense.
É, portanto, tempo de o congratular pelo seu esforço e empenho e desejar-lhe muita sorte para trazer ouro em Setembro.
3. Nova oferta curricular
Além da oferta curricular existente e divulgada na nossa página, não é demais lembrar que a ESCA vai oferecer uma nova área de estudo no ensino secundário, o Curso Ciências Socioeconómicas. Também alargamos a nossa oferta de cursos profissionais passando a oferecer os seguintes: Assistente de Conservação e Restauro, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Informática de Gestão.
Propusemos no nosso Projecto Educativo (PEE), aprovado no corrente ano lectivo, a abertura da escola ao 3º ciclo do ensino básico, criando uma a três turmas de 7.º ano, na perspectiva de acompanharmos os nossos alunos do 7.º ao 12.º ano. É com muito agrado que registamos o início da procura deste nível de ensino por parte de vários encarregados de educação.
Aprovado em Outubro de 2010, irá arrancar o Curso de Especialização Tecnológica (CET), área de construção civil de formação qualificante nível 4. Trata-se de um curso pós-secundário que envolve um protocolo com a Escola de Engenharia da Universidade do Mi-nho, no âmbito do qual os nossos alunos ao ingressarem no curso de Engenharia Civil têm equivalências para algumas disciplinas.
O esforço, perseverança e optimismo que culminou na aprovação deste curso, irão, por certo, traduzir-se na escolha deste curso qualificante por parte de muitos candidatos que, aliás, já nos contactaram em anos anteriores.
Pela nossa parte, tudo faremos para estar à altura da confiança em nós depositada. Todos sabem que poderão contar com rigor, empenhamento, exigência e trabalho num espaço de liberdade e abertura onde procuramos ter alunos felizes.
23 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário