A pandemia, a transição digital e a nova gestão pública
Ideias
2018-09-05 às 06h00
No último fim-de-semana realizou-se em Braga a Noite Branca, um evento grandioso ao qual aderiram centenas de milhares de pessoas.
Um evento desta natureza, que muito engrandece a cidade de Braga e a nossa região, é o resultado de um grande esforço organizativo, quer por parte do município, quer de muitas outras entidades, que unem esforços para que tudo corra pelo melhor.
Um dos esforços diz respeito à recolha de resíduos e limpeza da cidade. Este ano a Noite Branca teve como novidade a utilização do Eco-copo, um copo reutilizável, com o objetivo de diminuir a produção de resíduos de plástico de utilização única, o que efetivamente aconteceu.
No entanto, esta iniciativa só não teve melhores resultados, pois muitos dos comerciantes da cidade, não aderiram e continuaram a vender as suas bebidas em copos descartáveis.
Apesar do reforço de contentores de reciclagem e da utilização dos copos reutilizáveis, ainda assim, foi deixado muito lixo no chão.
As pessoas gostam de encontrar a cidade limpa mas, infelizmente, nem todos se preocupam em deixá-la como a encontraram.
Este comportamento é revelador de uma grande falta de cuidado pois, como falei no esforço das empresas de limpeza e recolha de resíduos, existiam vários contentores para resíduos recicláveis e indiferenciados, nas imediações dos vários espaços. Pergunto-me: quem carrega uma garrafa de água cheia não é capaz de carregar a mesma garrafa vazia? Não pode deslocar-se 50 até encontrar um contentor?
Constatamos que muitos cidadãos estão, e bem, cada vez mais, exigentes, reivindicativos e críticos, mas acabamos por esbarrar nesta falta de cuidado, de muitos outros, com o espaço comum e de saber-estar em sociedade. É lamentável!
A questão do tratamento de resíduos não está apenas nas empresas responsáveis, mas começa no momento em que deitamos alguma coisa fora, ou seja, no local de deposição, incluindo se utilizamos corretamente os ecopontos para que estes resíduos possam ser encaminhados para reciclagem, ou no mínimo, não os deixar no chão.
O lado positivo é que há cada vez mais atenção e preocupação com a reciclagem. Este ano recolhemos cerca de 1.150 kg de material reciclável, nos contentores colocados., foram mais 200 kg do que no ano anterior, mesmo com a utilização do Eco-copo, ao qual muitos foliões aderiram, viam-se muitas pessoas a circular com os seus copos, tendo sido adquiridos cerca de 34.000 eco-copos e que ficaram de recordação deste evento.
Espero que no próximo ano, se repita esta excelente medida com a adesão da totalidade dos comerciantes, para que realmente a Noite Branca seja cada vez melhor.
Cada um tem de fazer a sua parte.
Ajude-nos, ajudando-se!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário