Correio do Minho

Braga, terça-feira

Navio Hospital Gil Eannes: 19 anos e recorde de visitantes

Câmara tira aos bracarenses mais de 3 milhões de euros de IMI

Ideias

2017-01-31 às 06h00

Paulo Monteiro

A Fundação Gil Eannes comemora hoje o 19.º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo. Foi nos Estaleiros Navais que foi construído e foi dali que, em 1955, partiu para terras da Gronelândia para apoiar a frota bacalhoeira portuguesa durante décadas. Tive a felicidade de o visitar por diversas vezes desde que foi aberto ao público e, por isso, acompanhei toda a sua evolução como navio museu. Hoje temos uma obra notável.

Uma reconstrução única e uma história ímpar. Em boa hora surgiu a ideia de resgatar à sucata o navio e em boa hora se fez uma inédita campanha para angariar os 250 mil euros que eram precisos para comprar o ‘Gil Eannes’. Hoje faz parte da história de Viana do Castelo, do Minho e de Portugal. É uma visita que vale a pena e que recomendo vivamente. Ficamos mais ricos e ficamos a saber toda a história, não só do navio, como dos pescadores portugueses que em terras longínquas pescavam (e ainda pescam) o ‘nosso’ bacalhau.

Por isso, também não é de estranhar que, em 2016, tenha batido o recorde de visitantes com 66.052 visitas. Um aumento de 39% em relação a 2015. Também os turistas estrangeiros bateram recordes, com mais espanhóis, brasileiros e franceses e... americanos, que registaram uma subida de 168%. É obra. Mas merecida. O trabalho que a Fundação tem feito é de louvar e que sirva de exemplo. Agora, desafio todos a fazer uma visita a este Navio Hospital. Vale a pena. Vamos ajudar a bater novos recordes...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

16 Outubro 2018

Pilaretes pra que vos quero

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.