Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Natural(mente)... Março

Paris e um não-sei-quê de abril, com a liberdade ao fundo

Natural(mente)... Março

Escreve quem sabe

2021-03-02 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Com o país cada vez mais “fechado”, aproveitemos este confinamento para nos “abrirmos” ao que a natureza nos dá. O mês que agora iniciamos celebra o Dia Mundial da Árvore, o Dia Mundial da Água e, ainda, o início de uma nova estação do ano: a Primavera!
Porque não se deixa inspirar pelas celebrações deste mês e planeia atividades diferentes, quer individuais, quer em família? Afinal, o importante é usufruir do tempo que, por vezes, temos tendência a desvalorizar.
A chegada da Primavera traz consigo temperaturas mais amenas, o que dá vontade de usufruir um pouco mais do ar livre e dos espaços verdes da nossa cidade (claro que sempre com consciência e moderação pois estamos a viver um confinamento). No entanto, os passeios higiénicos são não só permitidos, como essen- ciais, para que consigamos ultrapassar este período da melhor forma. Assim, aproveite um dia de folga e vá passear pela nossa cidade e pelos seus espaços verdes. Faça uma visita guiada para si mesmo, ou para o restrito núcleo familiar, pois estamos certos de que irá sempre reparar em novos detalhes, e acredite que são detalhes que valem a pena ser vistos. Desafiamo-lo a conhecer as estátuas do Parque a Ponte, o Miradouro do Picoto, a Fonte do Jardim de Santa Bárbara e, claro, porque não uma ida até às Mães d’Água das Sete Fontes?
Aproveite um passeio pelo Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes e celebre a natureza no seu esplendor, pois ali temos não só toda a vegetação envolvente, como ainda podemos usufruir do som da água que corre dentro das minas, acompanhado pelo cântico dos pássaros que por ali vivem.
É, de facto, um local privilegiado, onde, por vezes, conseguimos abstrair-nos da vivência da cidade em que este está inserido.
Continuamos a desejar o tantas vezes projetado Parque Verde da Cidade de Braga. Sabemos pelo nosso Edil que não será possível concretizar esse sonho ainda no decorrer deste mandato, contudo, no início deste ano foi dado um grande passo para a sua construção, uma vez que a Câmara Municipal de Braga adquiriu mais terrenos a um particular, o que faz com que agora, já seja maior a área de domínio público.
Estamos a falar de 17,2 hectares de domínio público e 12,7 de domínio privado. Reconhecemos, ainda, um longo caminho pela frente, mas estamos cada vez mais ansiosos pela chegada do momento em que celebraremos o mês de Março no Parque Verde das Sete Fontes.
Talvez o facto de sermos o Melhor Destino Europeu de 2021, faça com que o Parque Verde se levante do papel e ganhe forma. Enquanto isso não acontece, vemos o Pelouro do Urbanismo valorizar alguns dos marcos arqueológicos mais importantes da nossa cidade. Afinal, quando falamos da Domus das Carvalheiras ou até do Teatro Romano, muitos serão os bracarenses que nunca ouviram falar de tais espaços. Acreditamos que valorizando o nosso património, conseguiremos distinguir-nos de outras cidades e ter com isso um crescente potencial para o turismo.
É fundamental valorizarmos o que é nosso e a verdade é que a nossa cidade ficou à frente de muitas outras, que por vezes julgávamos melhores, mais bonitas ou mais conhecidas. Já pensou que vivemos no melhor destino europeu?
Para a JovemCoop, Março é um mês repleto de atividades, muitas delas em parceria com algumas escolas. Vamos aproveitar os tempos que estamos a viver para nos desafiarmos com novas atividades. Aproveitamos, também, para desafiarmos os nossos leitores a conhecerem a sua cidade e a visitarem-na sob outra perspetiva. Aproveite o dia da água e desafie-se a criar novos hábitos para pouparmos um bem que, por vezes, já é escasso. Partilhe connosco, através do nosso facebook, as dicas que tem para poupar água pois iremos partilhá-las com todos os nossos leitores, acreditando, assim, que juntos iremos fazer a diferença para um mundo melhor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho