Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Nas veredas do possível! O reconhecimento do mérito

“Imposto Google”: e a culpa é da UE?

Voz às Escolas

2019-01-03 às 06h00

Agostinho Guedes

Os caminhos traçados pelos nossos alunos conduzem-nos a vários lugares, uns mais longínquos do que outros. Os seus percursos tornam-se mais fáceis quando a prévia preparação é mais consentida pelos autores.
No nosso imaginário pairam horizontes de sonho!
No dia, ou melhor, nos dias que se seguem à partida e naqueles que antecedem a chegada vem-nos ao pensamento um leve e suave ensejo de querer avançar para o mundo cheio de coisas boas como as peripécias do dia a dia, os louvores da multidão, as reações momentâneas de desapontamento pela surpresa inevitável da inovação, as novidades do amanhã e, infalivelmente, o despontar de um caminho novo.
É no pressuposto desabrochar de uma nova oportunidade que louvamos os nossos jovens que terminam os seus estudos e os que ainda por cá estão e acolhemos as suas famílias para lhes dizer como são importantes para as suas vidas.

No passado dia catorze de dezembro, a escola, no seu todo, voltou a repetir esse ato e não se esqueceu de recordar a sua importância na formação dos seus jovens. Aos pais agradeceu o empenho e atenção permanentes para com os seus filhos; aos professores aplaudiu o esforço e dedicação; ao pessoal não docente agradeceu o olhar atento no quotidiano escolar e, finalmente, à comunidade em geral solicitou reiteração da sua presença na vida escolar dos seus jovens.
Na escola, os nossos jovens desenvolvem qualidades que passam pelo desenvolvimento individual nas suas componentes de pessoa, cujas vertentes cruzam a cidadania e o conhecimento.
É esse o horizonte primeiro que a ESCT continua a trilhar numa simbiose de quadros convergentes para a satisfação plena da pessoa humana.

Conscientes do seu mundo, os nossos jovens serão verdadeiros mensageiros do valor do trabalho, do impacto do esforço de cidadania plena e do cumprimento de regras sérias rumo ao patamar brilhante do SER LIVRE, porque possuidor de CONHECIMENTO.
Estes momentos de RECONHECIMENTO DO MÉRITO são sem dúvida, o corolário lógico de quem põe a escola em primeiro lugar, de quem trabalha diariamente para saber sempre mais, de quem tem sonhos e projetos para o futuro e que, por isso mesmo, sabe que não pode distrair-se em momento algum nem descurar o que quer que seja.

Eles são um motivo de orgulho para toda a comunidade – são o paradigma da qualidade, pois são uma exceção à regra, cada vez mais generalizada, do desinteresse pela escola.
Assim, é suposto seguirem o rumo traçado, sempre na senda do êxito e, acima de tudo, conscientes de que o que aprendem, a cada dia que passa, os torna melhores, mais ricos intelectual e espiritualmente, mais humanos, e capazes de olhar para o que os rodeia de maneira diferente do simples olhar comum.
É de louvar a sua sede de saber e o amor aos livros que, naquele dia, ali, homenageamos.

Todos nós esperamos que com essa entrega de diplomas, e de livros…, estaremos a promover a motivação não só aos alunos distinguidos, mas também aos seus colegas, no sentido de continuarem a esforçar-se na obtenção de bons resultados e na representação e defesa da sua escola.
Esperamos que seja uma luz para muitos outros alunos. Uma coisa é certa, não obstante o momento difícil que atravessamos, não obstante todas as dificuldades que terão de enfrentar no dia-a-dia, eles terão, sem dúvida, um futuro auspicioso.

De uma forma abrangente, é bom reconhecer com gratidão o envolvimento de todos os que ali trabalham e que já aqui foram referidos, pois a organização ESCOLA deve ser apreciada como um todo polivalente, onde cada um procura dar o melhor de si, circulando numa espécie de mosaico, cujas cores adquirem mais ou menos brilho consoante o objetivo em vista, dando origem a rostos felizes, alegres e sorridentes.
PARABÉNS À ESCT PELOS FRUTOS QUE VEM COLHENDO!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

20 Março 2019

A Escola e os Media

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.