Correio do Minho

Braga, terça-feira

Não conheci Lenine mas... por pouco

Três apontamentos

Ideias

2017-11-08 às 06h00

Paulo Monteiro

Faz hoje 100 anos que Lenine foi eleito presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética e Leon Trotsky, nomeado primeiro-ministro. Tudo porque ontem, há 100 anos, o partido Bolchevique, liderado por Lenine, tomou o poder na Rússia, derrubando o governo de Alexander Kerenski. Depois bastou um dia para ser eleito presidente.

Não conheci Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido por Lenine, mas por muito pouco. Eu conto a história:
A 22 de Outubro (uma quinta-feira) de 1998, o Sporting de Braga defrontava, em Moscovo, o Lokomotiv para a segunda eliminatória da Taça das Taças em futebol. De manhã bem cedo, eu e outros colegas jornalistas fomos conhecer os locais mais importantes e emblemáticos da capital da Rússia. Rapidamente chegámos à Praça Vermelha. Depois de muitas visitas, decidimos visitar o Mausoléu de Lenine, onde está guardado e exposto o corpo do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. À entrada fomos barrados pela guarda presidencial.

Tinhámos máquinas fotográficas e era proibido entrar com elas. Disseram-nos que podíamos deixar com eles, ali... mas não confiámos. A solução, segundo a guarda, era deixar os sacos numa sala, do outro lado do Mausoléu. Tivemos que dar a volta quase na totalidade ao Kremlin. Uma volta infindável. Quando chegámos ao destino não havia sala nenhuma. Fomos enganados. Decidimos então ir à vez. Mas... o tempo que demorámos acabou por ser o suficiente para as portas do Mausoléu se fecharem. Por isso digo que não vi Lenine por pouco. Mesmo sem esta visita achei Moscovo fascinante. Pena foi o Sporting de Braga ter perdido, por 3-1, (ganhou em Braga por 1-0) e ter sido eliminado naquela que foi a última edição da Taças das Taças...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.