Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Na vida há um tempo para tudo, de Isa Meireles

Pecado Original

Conta o Leitor

2010-08-15 às 06h00

Escritor

Um tempo para sonhar e para ser sonhador; Um tempo para sofrer; Um tempo para ser feliz; Um tempo para partir; Um tempo para chegar; Um tempo para se ter muitas pessoas; Um tempo para se estar sozinho; Um tempo para viver. 
Mas nem sempre nós aproveitamos o tempo que temos.
Há um tempo em que o próprio tempo se torna nosso inimigo. Um tempo em que o relógio parece não andar e um tempo em que o relógio anda demasiado depressa. 
Na vida há um extremo que nos inquieta, um extremo que nos azeda a alma. A verdade   é que na vida há um tempo em que o silêncio se torna a nossa maior companhia, então temos que encontrar o nosso tamanho. Não é preciso sermos grandes demais, ou pequenos demais. É preciso encontrarmos aquilo que nos enche a alma, sem transbordar ou esvaziar, um tamanho que reflicta o que somos. A vida torna-se então uma história a contar, um filme, um romance de mil e uma voltas inesperadas; Torna-se uma montanha russa em que às vezes estamos de cabeça para baixo outras de cabeça em cima. 
Na vida há um tempo para tudo. Um tempo em que precisamos de estender a roupa todos os dias, um tempo em que raramente o fazemos; Um tempo em que raramente estamos em casa; Um tempo em que nem dela saímos; Um tempo bom; Um tempo mau. A vida é assim, uma palavra inconstante com reticências no final da frase e um espaço que pisca a todos os segundos para uma nova ideia. A vida é um texto em branco á espera que alguém tenha a coragem de o escrever.
Na vida há pessoas diferentes...
Há pessoas que nos acompanham na vida toda, há outras que ficam no caminho. Que saem do autocarro e apanham outro destino, pois tudo o que no nosso diário fizeram chegou para recolhermos uma lição. 
Há pessoas que só estão connosco quando estamos no auge e pessoas que aparecem quando estamos no nada. 
Na vida há pessoas que correm todos os quiosques para lerem o título que escrevemos, nem que seja um título e outros que nem uma linha que façamos a vêem. Na vida é assim: Pessoas nascem outras morrem; Pessoas sofrem outras festejam a felicidade. 
Na vida é assim, somos concebidos com um tempo pré-delineado: Um tempo bom e um tempo mau; Uma cascata e um deserto; Um barco e uma bóia; Um sorriso e uma cara sem expressão; Uma mala cheia e uma mala vazia; Um diário em branco e um diário preenchido (ora de tudo, ora de nada).
Mas na vida todos os quadros têm um sentido. Todos os quadros são desenhados para alguma coisa: por vezes o maior desastre faz o nosso maior brilho e o nosso maior brilho faz o nosso maior desastre. É preciso estimar o tempo, saber atribuir-lhe a nossa medida. 
Se assim o não for o tempo nunca estará para nós como o óleo está para o carro e nós nunca nos encontraremos. 
Nunca podemos saber o amanhã, mas podemos tirar do hoje a força que talvez precisaremos amanhã para o inesperado, pois na vida também há um momento ao qual podemos aplicar as nossas ferramentas: Quando nascemos vimos com muitos sentimentos na nossa mala de viagem, com muitos tipos de roupa, com diferentes sapatos, com diferentes pessoas e não será racional usarmos tudo de uma vez: 
Na vida é assim, há um tempo para tudo. 
Na vida há um tempo em que contaremos uma história para um coliseu; Na vida há um tempo em que contaremos uma história a uma borracha. Na vida, uma borracha pode preencher-nos mais que um coliseu. O segredo é que não é a dimensão das coisas que nos faz grandes ou mais completos : É o sentimento e a bondade com que as fazemos. 
Por vezes não são importantes grandes presentes, por vezes um sorriso bastava.

A vida é assim: com um tempo para tudo. 

Deixa o teu comentário

Últimas Conta o Leitor

31 Agosto 2018

Ingratidão

30 Agosto 2018

Humanum Amare Est

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.