‘Spoofing’ e a Vulnerabilidade das Comunicações
Voz às Escolas
2024-05-27 às 06h00
Como a educação e a superior preparação das crianças e jovens para as suas vidas futuras ultrapassa, e muito, o espaço de sala de aula, despoletam-se, nas escolas e na comunidade envolvente, vários eventos que se constituem, para além de espaços de oportunidades educativas e de estímulo de competências, como espaços de fruição e de construção de identidades e de pertença.
Quer pelo aproximar do fim de cada ano letivo, com o fecho e mostra das respetivas dinâmicas, quer pelo advento da Primavera, que abre portas ao ar livre, esta é uma altura, em cada ano, muito fértil em eventos.
Assim, na cidade e com a presença forte do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, ocorreram, na semana passada, a ‘Qualifica-te Braga’, 3.ª Mostra de Educação, Formação e Emprego de Braga, bem com a impactante Braga Romana.
No Agrupamento, começamos a semana a comemorar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, inaugurando uma árvore informativa, a “Árvore dos Serviços Ambientais dos Jardins da ESAS”. A estrutura, de quatro metros de altura, contém informação quantificada e detalhada sobre serviços ecossistémicos das plantas dos jardins da ESAS, e será, doravante, mais um ativo pedagógico e de educação ambiental de relevo. Nesse âmbito, do ambiente, o evento seguiu-se a outro habitual, o hastear da Bandeira Eco-escolas na Escola Básica 2/3 de Nogueira. Ambos os eventos contaram com a presença da Exmo. Vereador do Ambiente, Eng.º Altino Bessa.
Também na semana passada, tivemos a visita da Eurodeputada Isabel Estada Carvalhais, que veio ter, com os nossos alunos do 8.º ano, umas interessantíssimas “Conversas de Abril”. Ainda sob a égide das comemorações dos 50 anos de Abril, nos dias 2 e 4 de maio, outro momento maior: no Auditório Vita e no Conservatório de Música do Porto e perante plateias cheias e rendidas, tivemos a apresentação da Peça Teatral "A noite", de José Saramago, um projeto conjunto - musical e teatral - único e de excelência, partilhado entre o Conservatório de Música do Porto e o Curso Profissional de Intérprete - Ator/ Atriz, do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio. A partir de uma superior encenação da nossa Professora e Atriz, Maria João Mata, e através da exímia performance dos nossos alunos e dos do Conservatório de Música do Porto, fomos magicamente transportados para essa noite de promessas de 24 para 25 de abril de 1974.
Na peça, e a partir do texto de Saramago, vivemos “A noite” enquanto espaço premonitório, misterioso, movimentado, agitado e aberto à promessa de um futuro melhor. No burburinho dessa noite que antecedeu a revolução, assistimos à agitação, diferente do habitual, da Redação de um jornal, onde se cruzam as dinâmicas atarefadas da sua produção, com a ética, a moral, o poder e o anseio de liberdade.
Na semana prévia, outro evento de destaque: a inauguração, no "Dia da Família", da "Loja Social do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio", criada sob o lema "Cuidar para Integrar”, para servir gratuitamente, após sinalização, a comunidade envolvente, principalmente com roupas, mas também com alimentos. Relevantemente, o evento contou com a presença de diversos representantes de juntas de freguesia e de entidades de apoio social, que contarão com a nossa Loja como mais um ativo para as suas redes de entreajuda. O evento seguiu-se a outro significativo, também no âmbito da inclusão, nesse caso das comunidades de outras origens e no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, que foi a Palestra sobre Interculturalidade “ESAS + Igual”, assistida e participada por várias turmas do 10.º ano no nosso Auditório Sebastião Alba. Uma celebração da diversidade e inclusão, com a presença da Exma. Vereadora da Educação e Inclusão, Dr.ª Carla Sepúlveda, e inúmeras outras personalidades. A emoldurar o palco, uma instalação em forma de coração, feita com tecidos das mais variadas origens, produzida pela turma 10.º O, do Curso de Artes Visuais, sob a orientação do Professor Daniel Almeida, que, na contextualização da instalação aos presentes, compartilhou: "ao conhecer o outro, conhecemo-nos a nós mesmos... o outro também somos nós!".
Para terminar o mês dc maio em grande, na próxima terça–feira, dia 28 de maio e na ESAS, a apresentação da Defacto, a nossa revista, este ano com um duplo tema e dupla face: “Oriente” e “50 anos de Abril”. “50 anos de Abril”, porque incontornável celebrar e debater todas as conquistas, mas também os avanços e recuos que essa noite, aqui já referida como mágica, nos proporcionou. “Oriente”, porque, em tempos de globalização e de conflitos, urge, fugindo a estereótipos, conhecer o outro que, como aqui já referido, “também somos nós!". Infelizmente, no desconhecimento do outro, fazem-se conotações valorativas e separam-se lados, considerando, muitas vezes e convenientemente, como associados ao nosso os valores certos e ao do outro os errados. Fugindo das dicotomias, o nosso Agrupamento, todos os anos, escolhe uma “palavra” diferente para nortear as suas atividades - culminando na revista Defacto – com a intenção de provocar, por via da sua riqueza polissémica, a sua exploração e ampla reflexão e debate de significâncias.
Terminado o mês de maio, um novo mês: nada como o começar, no dia 8 de junho, com o IX.º Festival de Ginástica do Centro de Formação Desportivo da Escola Secundária de Alberto Sampaio (CFD ESAS), sob o tema "Jogos Olímpicos", e que terá lugar, este ano, na Grande Nave do Fórum Braga. No evento, iremos homenagear os atletas e treinadores bracarenses que competiram nos diversos Jogos Olímpicos de Verão.
Estes são somente alguns dos eventos que escolhemos para preparar as nossas crianças e jovens. O conhecimento, a memória, a história, o respeito pelo ambiente, a cidadania, a inclusão, o desporto e tantas demais dimensões necessárias à sua boa preparação para vida acontecem muito para além da sala de aula, enriquecendo-a, concretizando-a e povoando-a de oportunidades a explorar. Assim se faz Educação plena. A todos que, com esforço e dedicação, a possibilitam, o nosso Muito Obrigado!
07 Outubro 2024
30 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário