Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Mosteiro de Tibães: um outro olhar...

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Mosteiro de Tibães: um outro olhar...

Ideias

2018-10-23 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O Mosteiro de Tibães foi palco, na passada sexta-feira, de mais uma iniciativa diferente do habitual. A propósito do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, e sob o tema ‘Diálogos com a Arte Cristã’, organizou uma visita guiada ao Mosteiro de São Martinho de Tibães, feita pelo olhar de seis oradores convidados: Helena Sarmento (médica no Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães); João Tiago Magalhães (professor de piano); José Carlos Miranda (professor na Universidade Católica Portuguesa); Salete Anjos (Jurista), Teresa Cristina Azevedo (consultora) e eu próprio. Tive, por isso, o privilégio de aprender com todos os outros oradores histórias incríveis sobre peças ou espaços do Mosteiro. Uma visita seguida por algumas dezenas de interessados. Uma conversa animada entre público e oradores.

Escolhi a sala do Capítulo e a ala dos peregrinos para mostrar que as ligações entre o norte de Portugal e a Galiza são muito antigas. Ali se encontram os retratos do Rei D. Sebastião e de Filipe II, de Espanha. Ali se reuniram, em 2008, os primeiros ministros de Portugal e Espanha, José Sócrates e José Luis Rodríguez Zapatero... e ali se realizou a primeira grande conferência do Correio do Minho/Antena Minho em co-organização com o Eixo Atlântico. ‘Potencial Económico dos Caminhos de Santiago’ foi o tema da conferência e que juntou a 25 de Junho de 2015, minhotos e galegos. Não há dúvida que a ligação entre os dois países está bem marcada em Tibães e dá tema para muitas conversas...
Por último uma grande verdade: o trabalho dos responsáveis do Mosteiro de Tibães é inegável e de louvar. São dezenas e dezenas de iniciativas que realizam por ano. Lurdes Rufino e a sua equipa estão, por isso, de parabéns!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho