Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Mosteiro de Tibães: livros e Amigos

Ensino superior de qualidade ou Populismo?

Ideias

2018-11-12 às 06h00

Paulo Monteiro

No passado dia 24 de Outubro no ‘Bom Dia’ que escrevi com o título ‘Mosteiro de Tibães e os peregrinos’, referi a certa altura que o livro ‘Viagem no Tempo ao Mosteiro de Tibães’, escrito por Adriana Jorge Ferreira do Amaral, com ilustrações de Bernardo Sarmento, é um dos poucos livros que existem sobre a história do Mosteiro e que se podem encontrar na recepção.

Pois bem... uns dias depois chegaram-me às mãos três livros sobre o Mosteiro trazidos pela Associação?Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães. Dois livros editados durante o ano passado e um, mais antigo, datado de 2014, este último tem por título ‘Tibães - Marcos e domínios’, e é da autoria de José Carlos Gonçalves Peixoto, e que nos descreve a história do Couto de Tibães. Os outros dois livros são: ‘Conhecer o Mosteiro de Tibães’, com chancela do próprio grupo de amigos e escrito por Aida Maria dos Reis Mata e Eduardo Pires de Oliveira e ainda ‘Memórias do Couto de Tibães’, de José Carlos Gonçalves Peixoto, com edição da Câmara Municipal de Braga. Sobre todos estes livros falaremos com mais detalhe um destes dias. Por hoje fica aqui a atenção, e o interesse, que o Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães teve - e tem - para que a história de Tibães seja conhecida por todos. Três livros de grande utilidade.

Mas... o que agora se pede é que todos trabalhem em prol do mesmo objectivo: preservar e difundir a história do Mosteiro de Tibães. Com união temos muito a ganhar. E o contributo de todos é sempre bem vindo. Agora um desafio: a feitura de um roteiro sobre o Mosteiro. Pode ser? Era bem vindo...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.