Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Monitorização Ambiental

Um ciclo que se abre

Ideias

2016-05-11 às 06h00

Pedro Machado

A Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., empresa gestora do sistema de multimunicipal de tratamento de resíduos do Baixo Cávado que abrange seis municípios: Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro, foi criada a 6 de agosto de 1996.
Prestes a celebrar 20 anos, a Braval assumiu como sua missão: ser um agente ativo na promoção da melhoria da qualidade de vida da população dos concelhos da sua área de atuação. Tratando e valorizando os resíduos provenientes dos concelhos e participando continuadamente na consciencialização da comunidade envolvente na vertente ambiental.

No início da sua atividade, a Braval tinha como uns dos objetivos principais, encerrar e recuperar ambientalmente as 11 lixeiras a céu aberto existentes, nos seis concelhos. Estas lixeiras eram verdadeiros “cancros ambientais”, dada a poluição que provocavam: contaminação das águas subterrâneas, poluição do solo, poluição atmosférica, com a produção de biogás, poluição visual, entre outras.

O segundo objetivo concretizado pela Braval foi a construção de raiz do aterro sanitário, como alternativa adequada às lixeiras, uma infraestrutura que cumpre todos os requisitos técnicos, aprovada por todas as instâncias nacionais e da Comunidade Europeia. O aterro sanitário localiza-se na Serra do Carvalho e está em funcionamento desde 1998.

Como última concretização, a Braval implementou a recolha seletiva, no ano 2000, com a construção da Estação de Triagem e a colocação de ecopontos, para que a população pudesse proceder à separação dos resíduos e, estes, serem encaminhados para reciclagem.
Em 2004, da nossa iniciativa, lançamos o conceito do Ecoparque Braval, derivado do novo paradigma, no concerne aos resíduos: a valorização.

O Ecoparque integra vários projetos, que muito nos engrandecem, como por exemplo, o Óleo + - recolha de óleos alimentares usados para transformação em biodiesel, a valorização de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Pneus, Ecocentro para resíduos de grandes dimensões, o tratamento de Resíduos Hospitalares, o aproveitamento do biogás produzido no aterro para produção de energia elétrica e, mais recentemente, a entrada em funcionamento da Unidade Tratamento Mecânico e Biológico.

Desde o início da sua atividade que sempre pautou a sua conduta por uma atitude de rigor em todos os processos e que é reconhecida, desde 2009, com a Certificação do Sistema Integrado de Gestão, nas vertentes de Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança no Trabalho.

Para além de tudo isto, decorrente da Licença Ambiental, a Braval cumpre um rigoroso plano de monitorização ambiental. A monitorização é realizada com vista ao cumprimento dos requisitos legais e para garantir que se efetua a prevenção e controlo da poluição. Do vasto programa de monitorização, fazem parte 48 parâmetros analisados, decorrentes quer dos requisitos legais gerais, quer da legislação mais específica para obtenção da Licença Ambiental. Estes parâmetros distribuem-se em quatro descritores ambientais: Água, Resíduos, Emissões e Energia.

Tudo isto evidencia, junto das entidades licenciadoras, fiscalizadoras e reguladoras, que a Braval cumpre rigorosamente o programa de monitorização ambiental.
O passado já lá vai! Longe vai o tempo em que as pessoas não tinham consciência da necessidade do tratamento de resíduos, que desconfiavam de tudo o que era feito relativamente a este assunto. Quando se falava em construir aterros sanitários em Portugal, para encerrar e recuperar as lixeiras a céu aberto, as pessoas ficavam desconfiadas de que essa era uma atitude para o bem comum, para a melhoria da Saúde Pública/Ambiental.

Inovamos, criamos as oportunidades antes que estas fossem óbvias, planeamos as estratégias a desenvolver e agimos. E agir é acreditar no trabalho que na Braval desenvolvemos diariamente. Queremos prestar um serviço à população o mais eficiente possível. Tudo isto é Saúde Pública.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.