Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Março - Natureza e Poesia

A pretexto de coisa alguma

Voz às Escolas

2018-03-26 às 06h00

Maria da Graça Moura

Março, primeiro mês da Primavera, pleno de datas comemorativas muito especiais. Entre tantos temas que se comemoram há três que, entrelaçados, formam um trio grandemente significativo: Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Água, que se encontram quase no mesmo dia, vinte e um e vinte e dois. Numa visão poética, a água e a floresta têm sido uma inesgotável fonte de inspiração para professores, alunos e diversos artistas, assumindo uma posição de destaque em todas as formas de expressão artística, desde a pintura, a escultura, a poesia, a literatura. Muitos escritores e poetas são seduzidos pela mãe-natureza narrando nas suas obras literárias a beleza e a magia, através de paisagens que envolvem um jogo de relações e significados, numa infinidade de cores, cheiros, aromas, formas, sons, movimentos, sensações que facilitam o diálogo humano com o mundo à sua volta. Camões, na sua maravilhosa escrita, tanto nos ofertou desta harmoniosa ligação entre a natureza e a poesia.

Ainda nesta perspetiva poética, a água, elemento natural e fonte de vida, é tantas vezes símbolo do sublime e de alegorias mitológicas em todos os livros sagrados. Dos quatro elementos da natureza, água, terra, fogo e ar, é dos elementos que mais mexe com a vida, com as emoções. Ligado a cada rio, fonte, mar, lago ou glaciar, há um mundo de sentimentos, um património de memórias, de cultura e identidade. A literatura e a cultura portuguesas estão salpicadas de mar e cheiram a maresia. Fernando Pessoa, invocando o mar, contou a história da sua nação em tão belos versos: Ó mar salgado, quanto de teu sal / são lágrimas de Portugal!.
O verdadeiro sentido das datas comemorativas da Floresta, da Poesia e da Água não pode deixar ninguém indiferente. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Floresta é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da qualidade de vida das populações. As florestas são um património vivo e rico em biodiversidade, fundamental para a harmonia da vida na Terra.

São os "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas, como a economia e a produção de bens e alimentos.
O Dia Mundial da Poesia tem como objetivo preservar as diferenças linguísticas e comemorar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da imaginação de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.
O tema água atualmente é foco de preocupação e discussões em todo o mundo, dada a relação entre o homem e esta extraordinária riqueza natural. É um bem vital que corre o risco de se esgotar. Não há ser humano que duvide da afirmação o futuro do planeta depende da preservação da água e dos seus ciclos.

É de fundamental importância a consciencialização da população em relação à educação ambiental. A promoção, defesa e conservação destes recursos naturais depende de todos nós. Pequenas atitudes do dia-a-dia fazem a diferença e os resultados trazem impactos positivos. Acima de tudo, é indiscutível a necessidade de continuar a trabalhar as temáticas ambientais em contexto escolar, porque é no trabalho socioeducativo que reside a esperança de construirmos caminhos de pleno desenvolvimento humano, em harmonia com a vida nesta grande casa comum: a TERRA!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

15 Outubro 2018

Greve

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.