Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Marketing

Jornais centenários: unanimidade no Parlamento

Escreve quem sabe

2012-05-25 às 06h00

Agostinho Peixoto

Numa altura de grandes necessidades de reposicionamento do negócio turístico o Marketing e os seus instrumentos, devem estar imediatamente ao serviços das empresas, das instuições e dos territórios.

O marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como 'Mercadologia ou 'Mercância'. Seguem algumas consideradas mais significativas:

• Marketing idiomaticamente, no uso diário, significa: 'comercialização', mas também realização.

• Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planeamento, conceção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.

• Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

• Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

• Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

• Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).

• Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).

• Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).

• Marketing se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: Mercado. Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. É também amplamente usado para 'vender' ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os subsetores do Turismo.

As estratégias de marketing, de modo geral, baseiam-se nos estudos detalhados das variáveis controláveis, ou relativamente controláveis, e das variáveis incontroláveis. As variáveis controláveis são aquelas passíveis de serem geridas, que podem ser redimensionadas ou modificadas conforme as necessidades empresariais e as exigências do mercado: Políticas de Produto ou Serviços, Políticas de Preço, Políticas de Distribuição e Políticas de Comunicação, no caso dos serviços, como o Turismo, devemos considerar também “as pessoas”, o “ambiente físico” e as “metodologias de gestão”.

As variáveis incontroláveis dividem-se em forças macroambientais e microambientais e não podem ser geridas por nenhuma empresa, pois são forças externas que influenciam as ações de marketing de todos os competidores do mercado.

O microambiente inclui a empresa em si, os clientes, os fornecedores, os concorrentes, os intermediários de marketing e os públicos. Kotler (2000) identifica as principais forças microambientais como sendo: ambiente demográfico, ambiente económico, ambiente natural, ambiente tecnológico, ambiente politico-legal e ambiente sociocultural.

Às empresas do Turismo o meio envolvente representa, ou deve representar, um excelente campo de atuação como forma real até mesmo virtual de extensão dos seus negócios.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

20 Fevereiro 2018

Amor Patológico

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.