Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2018-03-26 às 06h00
Março, primeiro mês da Primavera, pleno de datas comemorativas muito especiais. Entre tantos temas que se comemoram há três que, entrelaçados, formam um trio grandemente significativo: Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Água, que se encontram quase no mesmo dia, vinte e um e vinte e dois. Numa visão poética, a água e a floresta têm sido uma inesgotável fonte de inspiração para professores, alunos e diversos artistas, assumindo uma posição de destaque em todas as formas de expressão artística, desde a pintura, a escultura, a poesia, a literatura. Muitos escritores e poetas são seduzidos pela mãe-natureza narrando nas suas obras literárias a beleza e a magia, através de paisagens que envolvem um jogo de relações e significados, numa infinidade de cores, cheiros, aromas, formas, sons, movimentos, sensações que facilitam o diálogo humano com o mundo à sua volta. Camões, na sua maravilhosa escrita, tanto nos ofertou desta harmoniosa ligação entre a natureza e a poesia.
Ainda nesta perspetiva poética, a água, elemento natural e fonte de vida, é tantas vezes símbolo do sublime e de alegorias mitológicas em todos os livros sagrados. Dos quatro elementos da natureza, água, terra, fogo e ar, é dos elementos que mais mexe com a vida, com as emoções. Ligado a cada rio, fonte, mar, lago ou glaciar, há um mundo de sentimentos, um património de memórias, de cultura e identidade. A literatura e a cultura portuguesas estão salpicadas de mar e cheiram a maresia. Fernando Pessoa, invocando o mar, contou a história da sua nação em tão belos versos: Ó mar salgado, quanto de teu sal / são lágrimas de Portugal!.
O verdadeiro sentido das datas comemorativas da Floresta, da Poesia e da Água não pode deixar ninguém indiferente. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Floresta é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da qualidade de vida das populações. As florestas são um património vivo e rico em biodiversidade, fundamental para a harmonia da vida na Terra.
São os "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas, como a economia e a produção de bens e alimentos.
O Dia Mundial da Poesia tem como objetivo preservar as diferenças linguísticas e comemorar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da imaginação de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.
O tema água atualmente é foco de preocupação e discussões em todo o mundo, dada a relação entre o homem e esta extraordinária riqueza natural. É um bem vital que corre o risco de se esgotar. Não há ser humano que duvide da afirmação o futuro do planeta depende da preservação da água e dos seus ciclos.
É de fundamental importância a consciencialização da população em relação à educação ambiental. A promoção, defesa e conservação destes recursos naturais depende de todos nós. Pequenas atitudes do dia-a-dia fazem a diferença e os resultados trazem impactos positivos. Acima de tudo, é indiscutível a necessidade de continuar a trabalhar as temáticas ambientais em contexto escolar, porque é no trabalho socioeducativo que reside a esperança de construirmos caminhos de pleno desenvolvimento humano, em harmonia com a vida nesta grande casa comum: a TERRA!
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário