Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Mãos limpas, mais saúde para todos

Uma carruagem de aprendizagens

Voz à Saúde

2018-05-05 às 06h00

Isabel Veloso

Sabia que hoje, 5 de maio, é o Dia Mundial da Higiene das Mãos? Esta é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pretende chamar a atenção para a importância de lavar as mãos, de forma a contribuir para a segurança dos doentes, dos profissionais de saúde e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.
Quando falamos de segurança do doente, estamos a focar-nos na pessoa que necessita de cuidados de saúde e para quem os profissionais de saúde devem aplicar boas práticas, que previnam entre outras complicações, a infeção hospitalar.
Neste sentido, a higiene das mãos é considerada uma dessas boas práticas e uma medida fundamental para prevenir e controlar essas infeções. O simples ato de lavar as mãos permite, segundo a OMS, reduzir até 40% a incidência de infeções e doenças como diarreia, resfriados e conjuntivite.

Quando se desloca a uma Instituição de Saúde, é comum visualizar alguns cartazes com a identificação dos 5 momentos para a higienização das mãos. No geral, estes momentos destinam-se aos profissionais de saúde, mas especificamente, há 3 momentos que se destinam também aos familiares ou visitas do doente, os quais passo a descrever: antes do contacto com o doente; após o contacto com o doente; após o contacto com o ambiente envolvente do doente, tais como, grades da cama, cadeirão, mesa de apoio, comando da televisão Por isso, deve higienizar as mãos antes e depois de efetuar a visita, mesmo não tendo tocado no doente, porque toca no seu ambiente.

Existem, ainda, outras medidas importantes que podem ajudar a prevenir as infeções quando vai visitar um doente ao Hospital, tais como:
- Se estiver constipado, se tiver tosse, febre ou diarreia, ou se viver com alguém que tenha os mesmos sinais/sintomas, tente adiar a visita, até se sentir melhor;
- Se tossir ou espirrar, cubra a boca com lenço ou toalhete, ou faça-o para o antebraço. Se o fizer com as mãos, lave-as de seguida com água e sabão ou com a solução desinfetante que geralmente está junto a cada cama;
- Durante a visita não se sente na cama e tente reduzir o número de visitas em simultâneo.
Para os mais pequenos existe um conjunto de mensagens que é importante transmitir, para que estes possam, desde cedo, ser um elemento ativo para a sua segurança e para a dos outros. Para eles, deixo 4 questões e as respetivas respostas.
Quando lavar as mãos?
Antes das refeições, antes e depois de mexer numa ferida, depois de abrir ou fechar o balde do lixo, depois de ir à casa de banho, depois de brincar no jardim ou com os animais
Porquê lavar as mãos?
As mãos ficam cheias de micróbios, depois de tocar nos animais, na terra, pessoas doentes e em objetos sujos. Nem todos os micróbios são perigosos, mas alguns podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes e diarreias. Como os micróbios são seres muito pequenos, não os conseguimos ver, pelo que muitas vezes a lavagem das mãos parece-nos desnecessária, mas não é!
Com que lavar as mãos?
As mãos devem ser lavadas com água corrente e com sabonete/sabão normal sem características antibacterianas.
Como lavar as mãos?
Uma correta lavagem das mãos, demora cerca de 40 a 60 segundos - o tempo que demora a cantar Parabéns a você: Molhar primeiro as mãos; Aplicar o sabão/sabonete; Esfregar as mãos na totalidade palma, dorso, ao longo dos dedos e nas unhas e entre os dedos; Enxaguar com água e secar.
Por último, quero destacar que a higiene das mãos é uma responsabilidade partilhada, é uma medida simples que ajuda a prevenir doenças e a salvar vidas. Mãos limpas significam mais saúde para todos!

*Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.