Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Mais uma vez Braval coordena Semana Europeia da Prevenção de Resíduos na sua área de abrangência

Três em linha para uma sardinha

Mais uma vez Braval coordena Semana Europeia da Prevenção de Resíduos na sua área de abrangência

Ideias

2023-11-15 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Irá decorrer de 18 a 26 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção e Resíduos. Trata-se de uma iniciativa internacional, a nível europeu, que já se realiza desde 2009, da qual a Braval é coordenadora, na nossa área geográfica, com a missão de incentivar, apoiar, validar e divulgar as ações propostas.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos foi criada com os seguintes objetivos: despertar e aumentar a consciência sobre as estratégias de redução de resíduos e sobre as políticas da União Europeia e seus Estados-Membros sobre esta temática; Promover uma redução sustentável de resíduos na Europa; Dar a conhecer e enaltecer o trabalho de pessoas e instituições que promovem e executam exemplos concretos de redução de resíduos; Encorajar mudanças de comportamento no quotidiano dos Europeus;
Para atingir estes objetivos, entende-se como sinónimo de “redução de resíduos”, a “prevenção de resíduos”. No fundo, a ideia é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir os malefícios dos resíduos gerados.
A redução de resíduos pode ser definida como todas as ações e medidas tomadas para evitar que qualquer substância, material ou produto se torne lixo.
A redução de resíduos tornou-se uma emergência para a globalidade da União Europeia. A quantidade de resíduos domésticos produzidos duplicou em 40 anos e continua a aumentar.
Este aumento da produção de resíduos resulta de processos de produção e consumo não sustentáveis. Só por si, consumo, que inclui a produção, transporte e distribuição, representa 50% das emissões de gases com efeitos de estufa. Para além de tudo isto, este crescimento da quantidade de resíduos produzidos teve como consequência o aumento das necessidades de infraestruturas de recolha e tratamento de resíduos.
Neste contexto, a prevenção tornou-se um conceito essencial na área da gestão de resíduos.
No site da organização da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, www.ewwr.eu, poderá encontrar várias ideias que pode implementar no seu dia-a-dia, de modo a contribuir para a redução de resíduos.
De 18 a 26 de novembro, serão organizadas milhares de ações sobre prevenção de resíduos, por toda a Europa. Em 2023, o tema é “Embalagens”, incentivando a reflexão sobre a utilização excessiva de embalagens, mas qualquer ação de prevenção/reciclagem de resíduos é bem-vinda. Todas as ações que promovam a redução ou reciclagem de resíduos: correta deposição de resíduos, combate ao desperdício alimentar, promoção da separação de resíduos, ações de limpeza, cam- panhas de recolha de resíduos, de trocas ou vendas de bens usados de consumo de água da torneira, entre muitas outras que podem ser realizadas a título individual.
Na área da Braval cerca de 2 dezenas de instituições aceitaram o desafio e desenvolveram mais de meia centena de ações, a ser realizadas durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, as quais irei abordar na próxima crónica.
Vamos todos juntos aumentar a consciencialização ambiental!

Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho