Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Mais e melhor Futsal III Formação é essencial

Maravilhas Humanas

Mais e melhor Futsal III Formação é essencial

Escreve quem sabe

2025-03-16 às 06h00

José Amorim José Amorim

A Associação de Futebol de Braga, como já aqui afirmamos, tem objetivos e propósitos para o crescimento em número de atletas, de equipas, de clubes e de agentes desportivos no futsal na sua área de ação. Aquilo que implementamos na presente época desportiva demonstra a vontade e ação inequívocas da aposta no crescimento e na qualificação de todos os agentes desportivos no futsal.
O MKA+FUTSAL é um projeto motivador para os atletas, para os treinadores, para as equipas e seus diretores, para as famílias e amantes do futsal. Nasceu com o objetivo de proporcionar aos mais pequenos “traquinas e petizes” a possibilidade de se iniciarem numa atividade lúdica, de se divertirem, de começarem a gostar de estar no campo, de serem família futsal. Um evento que decorre sem classificação, sem qualquer tipo de obrigação, sem árbitros mas com rigor e total fair play por parte de todos os participantes, numa organização que é de todos e para todos, numa enorme parceria de solidariedade e comunhão entre todos os participantes.
O objetivo destes eventos é incutir nas crianças o gosto pela modalidade; se participam e gostam, se aparecem e querem voltar em todos os eventos promovidos mensalmente, será lógico que venham a integrar a modalidade se, para tanto, as famílias e os clubes assim lhe ofereçam condições para tal.

Esta é uma questão fulcral para o crescimento: é necessário condições e meios para acolher estes atletas, para lhes proporcionar a possibilidade da prática desportiva sadia e regular, sem esperar nada que não seja a sua formação e o seu crescimento como pessoa, como cidadão. Sendo melhor pessoa, melhor cidadão, seguramente será melhor atleta porque respeita e é respeitado.
Servem também estes eventos para demonstrar aos técnicos das diversas equipas de formação, sobretudo aqueles que só têm como objetivo ganhar jogos, descurando da finalidade da formação no desporto que, mais do que vencer jogos, é essencialmente formar pessoas íntegras e com valores humanos, sociais e cívicos. Nos escalões de formação, tal como o termo indica, é primordial formar homens e mulheres com valores, com dignidade, com respeito e que venham inundar os pavilhões, as escolas, os locais de diversão pela reciprocidade de afetos e de mútua compreensão e respeito.

Urge adotar uma cultura social e desportiva de respeito mútuo nas bancadas, nos recintos desportivos, nas escolas, na sociedade em geral. Aos pais e encarregados de educação exige-se dignidade e respeito pelos seus educandos e pelos outros; aos adeptos em geral, pede-se moderação, contenção e respeito para com os restantes, quer sejam adversários ou não, quer sejam adeptos dos adversários ou não; aos diretores exige-se que adotem, cumpram e façam cumprir esta cultura de mútuo respeito e sã convivência entre todos os agentes desportivos. Aos treinadores todos, em particular aos dos escalões mais jovens, exige-se superior espírito de tolerância e compreensão, mas um rigor aprimorado das boas normas de conduta na atuação com os seus jovens atletas e que sejam exemplo de ponderada e reconhecida cordialidade com todos e exemplo de um ser respeitador e sempre muito educado com todos.
Alguém dizia que ninguém dá o que não tem! Quem não tem educação não pode passar educação para ninguém. Ora, na formação é suposto formar, tem necessariamente de formar, sobretudo formar pessoas para a sociedade e para a vida. O desporto é um meio de formação por excelência.

Além da formação humana e cívica, o treinador necessita de ferramentas que o ajudem nesta missão de formar de modo lúdico ou em competição; daí que se exija formação, em cursos de treinadores e outras ações de formação, que enriqueçam o seu currículo e lhe forneça mais condições ou opções no treino.
Tem sido preocupação também da A F Braga promover cursos de treinadores e outras ações de formação. Uma delas decorreu recentemente, nos dias 14 e 15, em Candoso, para treinadores de futsal, com 120 participantes, sob orientação de Emidio Rodrigues, técnico das Seleções Nacionais.
Mais e melhor futsal exige ação de todos e com todos na melhoria, crescimento e divulgação do futsal.

Nos eventos MKA+FUTSAL temos constatado essa constante preocupação da formação e respeito nos agentes desportivos que acompanham as crianças para o evento. Assim como constatamos a sã convivência e a grande vivacidade e apoio dos familiares nas bancadas, felizes pela forma lúdica como as crianças praticam desporto, com respeito e no cumprimento das normas pré estabelecidas sem necessidade de interferência.
Falar do “MKA+FUTSAL” é falar de mais de 200 crianças, petizes e traquinas, a participar neste evento. Tem sido maioritariamente participado por meninos; mas pretendemos que mais meninas venham a participar também. Este evento é um semear de sementinhas que, a médio prazo, germinarão e, em seu tempo, darão o seu fruto. Assim esperamos.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

15 Abril 2025

Tempos de incertezas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho