Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Mais de 15 milhões de portugueses foram ao cinema

Vale a pena a vacinação contra o HPV no sexo masculino?

Ideias

2018-01-15 às 06h00

Paulo Monteiro

Num mundo tão global e cheio de tantas e tantas tecnologias é sempre uma excelente notícia quando ficamos a saber que os portugueses vão mais ao cinema. Sim, é verdade... Com tanta internet, com tanta facilidade de ver filmes em qualquer lado, continuamos fiéis ao grande ecrã e a ver as últimas novidades cinematográficas num cinema perto de nós.
Em 2017 os cinemas portugueses tiveram mais de 15,5 milhões de espectadores o que levou, também, a um aumento de receitas que ultrapassaram os 81 milhões de euros. Tudo isto traduzido dá um saldo positivo de 5% em relação aos números de 2016 e esta semana divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual.

Mas... quanto aos gostos, continuamos a preferir o produto estrangeiro ou vindo de Hollywood. É que em 2017 estiveram nas salas de cinema 38 filmes portugueses e que foram vistos por quase 400 mil espectadores. Um número irrisório se atendermos ao facto do filme realizado por F. Gary Gray, Velocidade Furiosa 8, ter sido visto por quase 800 mil espectadores... quase o dobro do total de filmes portugueses. Aliás, o filme nacional mais visto foi O fim da inocência, de Joaquim Leitão que não chegou aos 77 mil espectadores (76.827).
Mas no saldo final os números são positivos. É sempre uma boa notícia quando sabemos que os nossos hábitos continuam a ser bons... isto é: preferir uma ida a uma sala de cinema do que ficar em casa, sentado no sofá a ver um filme nas centenas de canais que temos à frente da televisão...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

23 Outubro 2018

Caminho perigoso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.