Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Mais atitude na prevenção!

O Estado da União

Voz às Escolas

2016-02-29 às 06h00

Maria da Graça Moura

Provavelmente é um tema já muito debatido! Mas a realidade, muitas vezes sob a forma de verdadeira tragédia, demonstra-nos que ainda há muito por fazer!
No Agrupamento de Escolas André Soares, e acredito que em todas as escolas do País, a preocupação com a prevenção de comportamentos de risco é uma prioridade.
Através da aposta em parcerias com organizações fundamentais para uma eficaz intervenção, promovemos uma boa articulação entre o programa de educação para a saúde (PES), equipa de saúde escolar, os serviços de psicologia e o projeto +Atitude.

O projeto +Atitude 3G, que queremos realçar, é um projeto de prevenção do consumo de substâncias psicoativas, orientado para a minimização de fatores de risco e potenciação de fatores de proteção, envolvendo a comunidade na resolução dos seus problemas e a sinergia de parceiros estratégicos.

Envolve professores, assistentes operacionais, técnicos sociais e encarregados de educação, aumentando a qualidade das intervenções. Estrutura-se em diversas modalidades: Espaço Dúvidas, criado para proporcionar um acompanhamento individual e confidencial aos jovens que sejam referenciados numa lógica de intervenção seletiva, ou o desejem livremente, e para atender e acolher professores, funcionários e encarregados de educação que sintam necessidade de ver respondidas as suas dúvidas relacionadas com questões de prevenção do consumo de substâncias e/ou estratégias para lidar com a problemática, numa lógica de intervenção universal; Sessões informativas, em contexto de sala de aula, sobre substâncias psicoativas, comportamentos de risco/comportamentos saudáveis e dependência, dotando os jovens de informação específica associada a substâncias psicoativas e contextos de uso/abuso de drogas; Agentes de Prevenção,voluntários da Juventude Cruz Vermelha que, devidamente dotados das competências e conhecimentos necessários, fazem prevenção através da relação.

Dinamizam atividades de ocupação de tempos livressaudáveis, a fim de diminuir o tempo de ócio propício a comportamentos desviantes e potenciar a adoção de um estilo de vida saudável. Disponibilizam apoio escolarnos casos sinalizados pela escola, de forma a aumentar o sucesso escolar e a reduzir o absentismo e o risco de abandono escolar, eliminado este fator de risco; Programa Trilhos, metodologia para a abordagem dos problemas específicos da adolescência e do desenvolvimento pessoal e social dos jovens, através do treino de competências parentais, dotando os encarregados de educação, sinalizados para as ações, de competências importantes, numa lógica de empowerment no campo da prevenção, de sessões de sensibilização para assistentes operacionais,trabalhando questões relacionadas com o papel do educador face a comportamentos de risco dos jovens, da criação e manutenção do blogwww.mais-atitude.blogspot.com para contactar de uma forma mais eficaz com os jovens e a comunidade escolar envolvida no projeto, do Manual de Prevenção Digital para Educadores, ferramenta onde são trabalhados os diferentes tipos de dependências e a procura das melhores estratégias para os educadores e de Campanhas de Prevenção de Risco, em contextos recreativos.

Este projeto, da responsabilidade da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, que possibilita uma intervenção extremamente positiva, termina agora. O envolvimento de todos foi excecional! A sua renovação é fundamental para a garantia da proteção e da formação de pessoas saudáveis e felizes!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.