Correio do Minho

Braga, sábado

Mais amigo do ambiente

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ideias

2018-08-15 às 06h00

Paulo Monteiro


As campanhas para ajudar a um ambiente melhor multiplicam-se. Só por si, isso já é bom. No Minho são algumas as campanhas e durante todo o ano, no caso particular, da Agere e da Braval, as iniciativas vão sendo cada vez maiores. Como também temos que valorizar quando essas iniciativas partem dos privados, como foi o caso, esta semana da Sociedade Ponto Verde, uma entidade privada, sem fins lucrativos, mas com uma missão crucial para um futuro mais sustentável.
Por isso, esta semana, deixou uma série de conselhos para ajudar a população a ter um comportamento mais amigo do ambiente, nesta altura do ano, tornando a separação de resíduos uma rotina tanto dentro como fora de casa. Bons conselhos. Por isso mesmo, aqui deixo alguns:
Poupe água:?apesar de 75% da superfície coberta do planeta corresponder a água, apenas 3% dela é potável, por isso é essencial poupá-la. No verão, opte por banhos mais rápidos e, sempre que a água não esteja a ser utilizada, feche a torneira. Para não desperdiçar a água limpa do banho enquanto esta aquece, coloque-a num depósito para que possa depois ser utilizada para regar, por exemplo, as plantas do seu jardim ou da varanda. E enquanto se está a ensaboar, mantenha a torneira fechada...
... Sabia que 240 litros de água perdem-se pelo cano se tomar banho e lavar o cabelo com a torneira sempre aberta? E que se fechar a torneira para se ensaboar, gasta 80 litros?
Pois por isso mesmo é que devemos poupar porque, também na factura, e como diz o velho ditado... “no poupar é que está o ganho”.
Amanhã voltamos a este assunto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.