Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Últimos dias de candidatura para participares na Escola de Verão da Comissão Europeia!

Os liberais na Europa

Ideias

2023-03-30 às 06h00

Alzira Costa Alzira Costa

Este ano, a Escola de Verão promovido anualmente pela Representação da Comissão Europeia em Portugal terá lugar em Ponte da Barca. Durante os dias 30 de agosto a 2 de setembro, o Minho será o palco de todas as atenções. A realização desta iniciativa contará com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a colaboração do Europe Direct Minho.
O Summer CEmp, nome da iniciativa que foi criada em 2017, contará com a sua 6ª edição, e tem por objetivo colocar no centro do debate o futuro da União Europeia, ao mesmo tempo que revisitamos a história, as oportunidades e os desafios concretos do Minho. Esta iniciativa vai ao encontro de uma das grandes prioridades da Presidente da Comissão von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.
De facto, participar nesta escola de Verão será uma excelente oportunidade de interagir diretamente com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), ao mesmo tempo permitirá conhecer um grupo de pessoas com interesses iguais ou complementares aos teus que te vão proporcionar momentos de puro conhecimento e diversão.
Um dos destaques deste ano será o Ano Europeu das Competências. Esta edição vai sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida, voltando a centrar-se na participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as próximas eleições europeias.
Para seres elegível para participar, deves ser estudante a frequentar um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com até 30 anos (inclusive).
Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. Se ficaste interessado com o que acabaste de ler, cumpres os requisitos para candidatura e pretendes participar na edição deste ano, podes submeter a tua candidatura no link destacado na parte final deste artigo.
Importa referir que, para além da oportunidade de interagires diretamente com as personalidades convidadas, de viveres uma experiência única com um grupo bastante dinâmico, e de ficares a conhecer um pouco melhor a cultura minhota, não precisarás de nenhum tipo de pagamento já que todos os encargos financeiros são suportados pela Comissão Europeia (Comissão).
Por todas as razões acima enumeradas, não vemos nenhuma razão para não te candidatares. De acordo com os vários alumni Summer CEmp, esta iniciativa foi uma excelente oportunidade para aprofundarem os seus conhecimentos sobre a União Europeia, e alguns afirmam que ainda hoje estabelecem contactos regulares com pessoas que conheceram nesta iniciativa. Acreditamos que terás uma ótima experiência para puderes trazer os temas que gostas para o debate e ficares a conhecer melhor como a União Europeia funciona “por dentro”.
Enquanto projeto adstrito à Comissão e responsável pela dinamização de atividades sobre a União Europeia na região do Minho, o EUROPE DIRECT Minho estará a colaborar ativamente durante todos os dias da atividade. Por isso, esperamos ver-te no Summer CEmp deste ano. Até lá!
Link para submissão de candidaturas: https://bit.ly/summerCEmp23

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

22 Maio 2024

Referentes

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho