Correio do Minho

Braga, quarta-feira

‘Vaarwel’ sr. Dijsselbloem

Um ciclo que se abre

Ideias

2017-03-29 às 06h00

Paulo Monteiro

Não sou apologista de uma Europa a duas ou mais velocidades. Acho que a velocidade devia ser igual para todos apesar de, neste momento, já existirem duas velocidades (a dos países com o euro e a dos sem a moeda única). Pelo mesmo diapasão sou contra a rotulagem de países do Sul e países do Norte. Estamos todos na Europa, devemos ser todos pela Europa.
Mas... não deixa de ser irónico o que nos dizem as últimas notícias: a possibilidade do ministro da Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, ser substituido pelo seu colega espanhol, Luis de Guindos.

E, de facto, existe uma forte possibilidade para que isso possa acontecer.
O primeiro passo foi já dado ontem pelo Partido Popular Europeu que pediu formalmente a demissão do presidente do Eurogrupo. E exige mais: um pedido formal de desculpas pelas suas declarações nada abonatórias sobre os países do Sul.

A iniciativa do comunicado partiu do eurodeputado espanhol e vice-presidente, Esteban Gonzalez Ponse, para ser apoiada de imediato pelo presidente do grupo PPE, o alemão Manfred Weber. Os eurodeputados do PPE de Portugal, Espanha, Chipre e Malta estão todos entre os subscritores. A ‘batalha’ agora é ter a maioria do seu lado. O Governo português já pediu a demissão de Dijsselbloem e o primeiro-ministro António Costa vê com bons olhos a nomeação de Luis Guindos apesar de não ser da mesma família política.

O Parlamento Europeu tem 751 deputados; 217 são do PPE. Apesar de ser o grupo com mais eurodeputados ainda tem uma tarefa árdua pela frente. Mas... chegou a hora de dizer: Vaarwel* sr. Dijsselbloem

‘Vaarwel’: Adeus em holandês

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.