Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Leitura em Família em Vila Nova de Famalicão

A Cidade do Desporto deixou saudades

Leitura em Família em Vila Nova de Famalicão

Voz às Bibliotecas

2024-06-20 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Terras do Ave e da Rede Social de Famalicão, apresentou candidatura ao programa nacional - Leitura em Família - e foi selecionado como um dos 14 municípios da região norte do país que estavam previstos no contingente de vagas para 2024. O programa - Leitura em Família, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, tem como principal objetivo dotar as famílias de competências e motivação para lerem com as crianças e jovens e alicerça-se em quatro eixos: investigação; formação de mediadores; ações de capacitação das famílias e Festival “Leitura em Família”.
Conscientes de que a leitura em família é um forte preditor do sucesso escolar dos alunos e da sua relação com os livros, entende-se que ter acesso ao livro é fundamental, mas não é, por si só, suficiente. É preciso saber adequar a escolha dos livros às diferentes fases de crescimento e desenvolvimento da criança, bem como saber lê-lo e explorá-lo em conjunto e em ambiente familiar. Nessa sequência, no próximo dia 20 de junho, no auditório da Escola Básica Terras do Ave, em Pedome, realizar-se-á a sessão de pública de apresentação do projeto, com o objetivo de mobilizar as famílias famalicenses para o envolvimento neste desígnio e, assim, capacitar pais e encarregados de educação para se transformarem em verdadeiros agentes ativos de leitura junto dos seus filhos e educandos. Constatando-se que a necessidade de aceder ao livro é complementar à capacitação para a leitura e para a sua mediação, o programa - Leitura em Família - assume, desta forma, uma dimensão mais ampla e alicerça-se na estratégia que o Plano Nacional de Leitura tem vindo a implementar: desenvolver competências e hábitos de leitura nos territórios, capacitando mediadores e disseminando práticas de acordo com as necessidades específicas de cada comunidade. Em 2025, pretende-se que este programa tenha abrangência nacional, através da disponibilização de desafios de leitura em formato digital, que permitam a participação de todos. O programa - Leitura em Família - é desenvolvido e financiado pelo Plano Nacional de Leitura e conta com a parceria da Direção-Geral de Administração Escolar e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). No âmbito territorial, o programa desenvolve-se com a parceria dos municípios, através das Bibliotecas Municipais, e dos Agrupamentos de Escolas, através das Bibliotecas Escolares.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho