Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Legislativas: mais números... agora em Viana do Castelo

Jornais

Legislativas: mais números... agora em Viana do Castelo

Ideias

2019-10-09 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Ponte de Lima foi o concelho do círculo eleitoral de Viana do Castelo onde mais gente votou: 56,82%... mais de dois pontos percentuais que a média nacional e curiosamente onde existiu a maior percentagem de votos nulos (2,16%) e onde o Partido Socialista obteve o seu pior resultado (26,51%).
No outro extremo, Melgaço foi onde votaram menos eleitores, com apenas 33,77% de adesão, sendo também, entre os 10 concelhos de Viana do Castelo aquele onde se registaram mais votos em branco (3,60%).

Neste círculo eleitoral venceu o Partido Socialista (42.392) com mais 1196 votos que o Partido Social Democrata (41.196), o segundo mais votado, mas ambos acabaram por eleger o mesmo número de deputados (três). Aliás, foram os únicos a eleger deputados para a Assembleia da República (o PS ganhou um deputado ao CDS-PP e os sociais-democratas mantiveram o mesmo número). Os socialistas obtiveram em Paredes de Coura o seu melhor resultado (49,18%), enquanto o PSD conquistou a maior percentagem nos Arcos de Valdevez (43,95%). O pior resultado aconteceu em Paredes de Coura (24,56%). E por falar em Arcos de Valdevez, foi também neste concelho que se registaram menos votos em branco (2,42%). Já Ponte da Barca acabou por ter o menor número de votos nulos (1,06%). Todos os 20 partidos, ou coligações, concorrentes a estas eleições legislativas receberam votos em todos os concelhos. No entanto foram muitas as freguesias onde vários partidos ficaram a zero.
Números e números que nos dão outra visão destas eleições legislativas...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.