Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Legislativas: a curiosidade dos números

Jornais

Legislativas: a curiosidade dos números

Ideias

2019-10-08 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Barcelos está de parabéns nestas Eleições Legislativas já que foi o concelho do distrito de Braga que registou a menor abstenção: 36,86% (45,50% é o número nacional). Isto significa que 63,14% dos barcelenses foram exercer o seu direito de voto, depois de analisados os dados dos 14 concelhos. Este número elevado fez também com que o concelho barcelense tivesse o maior registo de votos em branco (3,47%) e o maior número de votos nulos (2,44%). Em relação a este último dado há a registar o facto de a freguesia de Perelhal ter decido pelo voto nulo como forma de protesto pela passagem na freguesia da linha de alta tensão (48,63% correspondente a 479 votos).

Em contra-ciclo, Cabeceiras de Basto foi o concelho onde se registou a maior abstenção e acima dos números nacionais: 48,36%. Mas foi também em Cabeceiras que o Partido Socialista conseguiu a sua maior votação (48,19%) facto que não surpreende uma vez que é a terra do líder da distrital de Braga, Joaquim Barreto, e onde foi presidente da autarquia durante vários mandatos. O mesmo aconteceu com o líder da distrital de Braga do PSD. José Manuel Fernandes obteve a maior votação do seu partido em Vila Verde: 42,22%. O actual eurodeputado foi também durante vários mandatos presidente da autarquia. Ao contrário, o PS obteve o seu pior resultado em Esposende (27,74%) e o PSD em Vizela (23,90%). Quanto aos outros partidos que elegeram deputados pelo círculo eleitoral de Braga, o CDS obteve a maior votação, em termos percentuais, em Esposende (7.04%) e o pior em Cabeceiras (2,61%), enquanto o melhor resultado do BE foi obtido em Vizela (11,32%) e o pior em Terras de Bouro (4,72%).
Números e números que nos dão outra visão destas eleições legislativas...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.