Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Jovens Repórteres do Ambiente

Alguém ao seu lado...

Jovens Repórteres do Ambiente

Voz às Escolas

2020-12-07 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Superaremos estes tempos tão singulares. Retomaremos a vida ao ar livre, a alegria do convívio sem receios!
Sabemos que muitos comportamentos serão diferentes. Mas voltarão hábitos que ferem a natureza, que causam impacto ambiental negativo. Este que foi, no início da pandemia, notoriamente positivo.
É agora, por isso, o tempo de intensificar programas de sensibilização, de educar para o respeito pela natureza. A escola vive uma grande oportunidade. Continuam bem atuais os referenciais da Estratégia Nacional da Educação Ambiental 2020 (ENEA), a estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e o Referencial de Educação Ambiental para a sustentabilidade. O Agrupamento André Soares, galardoado com a bandeira verde, articulando com estes referenciais, continua a desenvolver o programa Eco-Escola e Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA). Eco-escola, este ano um pouco limitado nas iniciativas presenciais em grupos, abrange toda a escola sede do Agrupamento, salientando-se a campanha “escola mais amiga do ambiente", que envolve todos os alunos, professores e assistentes operacionais, numa atividade de sensibilização e  mobilização para a defesa e melhoria da qualidade do ambiente natural e humano, através de uma ação de recolha e separação dos resíduos lançados para os espaços comuns da escola. Os JRA elaboram reportagens sob a forma de artigos, fotografias ou vídeos,  em que se  desenvolvem conhecimentos sobre questões ambientais,  competências nas áreas da  comunicação, cidadania,  iniciativa individual, trabalho em equipa,  análise crítica, responsabilidade social e  liderança.
No ano letivo anterior, os JRA do Agrupamento André Soares teve relevo nacional na atribuição de prémios JRA melhores reportagens em 2019. Em 2020 a produção dos muitos alunos envolvidos culminou com o destaque nacional de escola do país com mais produção. Os JRA do A. André Soares foram ainda impulsionadores, colocando o concelho de Braga, de entre os sessenta e seis representados no programa, no lugar de concelho com mais representação. Neste ano, em que é necessário intensificar atividades de sensibilização neste âmbito, foram publicados cerca de 33 trabalhos (25 artigos, 3 fotorreportagens, 4 videoreportagens e 1 podcast) na plataforma nacional. A metodologia de JRA, assegura que os jovens realizem  investigação acerca das questões da sustentabilidade, com enfoque  no  ambiente, observando  questões, problemas e soluções. Em termos internacionais, os JRA do A. André Soares conseguiram marcar presença nos Young Reporters for the Environment. Este programa  conta com a participação de 45 países, 275092 alunos, 13251 professores e 4911 escolas. No YRE competition 2020 foram submetidos a concurso 10795 fotografias, 624 vídeos e 4874 artigos, num total de 16293 peças jornalísticas produzidas. Este ano 4 trabalhos do Agrupamento foram escolhidos para representar Portugal, 3 deles chegaram à final do YRE Competition 2020, realizados em colaboração com uma escola da Bósnia. No concurso YRE Stayhome uma aluna conseguiu o primeiro prémio internacional e ainda uma especial participação no Global Youth & News Media.
Assim se mantém ativo o foco na mudança de comportamentos, na procura de soluções sustentáveis, na esperança de reverter esta caminhada de incompreensão, formar cidadãos que defendam com garra a sustentabilidade do seu planeta, fazendo dele um lugar garantia de felicidade!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

28 Junho 2021

Renascer

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho