As profissões do futuro no Turismo
Ideias
2018-05-29 às 06h00
Quem já ouviu falar da JovemCoop sabe que somos uma associação sem fins lucrativos e apartidária, que assenta, acima de tudo, em quatro pilares: património, natureza, desporto e internacional.
É com base nestes quatro princípios que a JovemCoop tem vindo a participar nos eventos da cidade, pois, se reflectirmos, há sempre um lado pedagógico que se pode mostrar, como foi o caso da Braga Romana.
De uma forma cada vez mais aperfeiçoada, a participação da JovemCoop na Braga Romana centra-se na representação de dois espaços típicos de uma Domus, ou seja, casa romana.
Com a caracterização do Cubiculum e do Triclinium, quarto e sala de jantar respectivamente. Contextualizados por uma breve explicação histórica, todos os visitantes que por lá passaram ficaram a conhecer um pouco mais sobre os bracaraugustanos e o seu quotidiano. Também a nossa participação no cortejo nocturno tinha como objetivo retratar um dos acontecimentos políticos mais marcantes da época romana.
O fim do ditador Júlio César, que foi morto pelo próprio senado e a ascensão do novo imperador romano Octávio César Augusto.
Acreditamos que, desta forma, conseguimos transmitir conhecimento sobre a nossa cidade de um modo não formal, onde descontraidamente adultos e crianças ficam a conhecer um pouco melhor as origens da nossa cidade.
É com base neste princípio que também nos juntamos à festa da cidade, o S. João, que já se avizinha. Nos próximos dias, a cidade despe-se do majestoso e imponente vermelho que foi preenchendo as ruas e começa a pintar-se de várias cores como manda a tradição dos santos populares.
Nas festas de S. João, a JovemCoop participa no concurso de cascatas sanjoaninas desde o primeiro ano da sua reedição. Para além do concurso, que por si só já é uma tradição que se deve manter nas festividades, o facto de este exigir a representação de algumas tradições do S. João também faz com que este se torne mais pedagógico. Pois, se por um lado, é preciso alguns conhecimentos para os que constroem as cascatas, também o público que as vai ver poderá aprender algo mais sobre o que está representado. Por exemplo, a JovemCoop junta sempre, aos seus quadros, uma breve alusão histórica, em jeito de rima, ou mesmo em texto. Para nós, o principal objetivo da participação no concurso, é mostrar sempre algo novo, como foi o caso, no ano passado, onde explorámos, para além das tradições, a vida do próprio santo que muitos poderão não conhecer.
Este ano, infelizmente as cascatas abandonaram o Largo de S. João do Souto que as acolheu nestas últimas edições e vão agora para o Braga Parque. Sendo esta uma participação, numa festa popular, acreditamos que, como todo o S. João, também as cascatas deveriam permanecer na rua.
No entanto esperamos que ninguém nos deixe de visitar, a partir do dia 16, naquela superfície comercial.
Ainda enquadrando nas festas de S. João, temos a nossa participação na organização do Cortejo Histórico (Porco Preto), um cortejo que representa as mais antigas tradições do S. João de Braga, desde a época medieval. O cortejo irá percorrer as ruas de Braga, no dia 15 de Junho, pelas 22h.
Para a Jovemcoop, todas estas participações só fazem sentido por terem um contexto pedagógico, onde não só nós aprendemos, mas também conseguimos dar a conhecer aos outros as nossas tradições.
Deste modo, cruzamos cultura, património, natureza e internacional, em prol de uma cidade mais participativa e enriquecida culturalmente.
28 Janeiro 2023
27 Janeiro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário