Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Jornais centenários: unanimidade no Parlamento

Escrever e falar bem Português: Voltamos às palavras mal utilizadas

Ideias

2018-02-22 às 06h00

Paulo Monteiro


A imprensa centenária esteve, na quarta-feira, em destaque na Assembleia da República. Os 32 jornais centenários foram alvo de uma homenagem e inauguraram uma exposição com a presença de todos os títulos que de forma ininterrupta se publicam há mais de um século. Ao mesmo tempo, o auditório António de Almeida Santos, recebeu uma conferência parlamentar intitulada A Imprensa Centenária na Assembleia da República. Uma excelente conferência com muitos intervenientes. Todos aprendemos mais sobre a história dos nossos jornais centenários, em particular, e da imprensa portuguesa, em geral. Falou-se da importância da imprensa no garante da democracia. Temas e conversas na... Casa da Democracia. Mas o melhor do dia foi o facto de existir total unanimidade do Parlamento na candidatura da Imprensa Portuguesa Centenária a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Já no passado dia 25 de Abril de 2017, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para além de homenagear todos os títulos centenários, deu total apoio a esta candidatura. E, esta semana, veio o apoio total da Assembleia da República. Desde o seu Presidente, Ferro Rodrigues, a todos os deputados. Pelo menos foi essa a convicção com que ficámos nas intervenções feitas pelos representantes dos Grupos Parlamentares. E é bom. É bom saber e sentir unanimidade no Parlamento nesta matéria.
Mas, também, como era bom que o mesmo acontecesse em relação a outras matérias tão importantes para o futuro e desenvolvimento do nosso país. Quem sabe, um dia, isso possa acontecer mais vezes na Casa da Democracia...
Obrigado, 25 de Abril!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

18 Junho 2018

Touradas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.