Correio do Minho

Braga, sábado

Jean-Claude Juncker: o último discurso e as eleições

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ideias

2018-09-13 às 06h00

Paulo Monteiro

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker fez, ontem, o seu último discurso sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu, quando estamos a quase oito meses das Eleições Europeias, marcadas para Maio do próximo ano. E já disse que não se recandidatará ao cargo para mais um mandato de cinco anos. Mas teve um discurso muito interessante sobre a importância da União Europeia para todos nós (europeus) e fez um apelo que deve ser seguido por todos e que no fundo é algo que devíamos fazer todos os dias: recordar o que nos dá a União Europeia, qual a sua importância e tudo o que fez nos últimos anos em prol da paz, da segurança e de muitas outras áreas.

Tudo para que o crescente populismo não venha a desgraçar esta União cheia de paz e segurança. Mas quer também que as eleições de 2019 sejam livres e justas sem manipulações de terceiros e de interesses privados: “Quero que os cidadãos europeus possam fazer as suas escolhas políticas em Maio próximo no quadro de eleições europeias justas, seguras e transparentes. No nosso mundo ‘online’, o risco de interferências e de manipulação jamais foi tão elevado. Chegou o momento de adaptar as nossas regras eleitorais à era digital, a fim de proteger a democracia europeia”.
Numa altura em que 58% dos europeus estão agora optimistas em relação ao futuro e em que, pela primeira vez desde o início da crise económica e financeira de 2007, as pessoas têm uma opinião positiva sobre a situação actual da economia europeia... é tempo de lutarmos pela democracia e contra os populismos crescentes na Europa. Vamos a isso?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.