Cidadania ou o atrevimento da ignorância (2)
Ideias
2025-03-24 às 06h00
Investir na bolsa e em cripto moedas é algo que me atrai, mas também me causa uma certa apreensão. Embora sejam investimentos distintos e desafiadores, ambos exigem que esteja sempre ciente dos riscos envolvidos. O mercado de ações apresenta flutuações que considero normais, principalmente porque acompanham o desempenho das empresas. Já o mercado de cripto moedas, mais imprevisível, é suscetível a uma maior variabilidade devido à enorme especulação que o caracteriza. Tanto num, como noutro, procuro estar atento aos sinais que o mundo me vai dando, acompanhar as suas movimentações, de forma a minimizar os riscos e a maximizar o meu almejado retorno.
No caso da bolsa de valores, um dos maiores desafios que encontro é lidar com a volatilidade dos mercados globais. Nesse sentido, procuro balancear a minha carteira de ações, apostando em organizações de menor risco, que me ofereçam uma renda passiva através de distribuição de lucro, os dividendos, ou cujos domínios de ação me interessam e acompanho minimamente, nomeadamente as tecnológicas e as retalhísticas. Procuro também prestar atenção a notícias fidedignas, se é que existem neste mundo louco, de forma a evitar possíveis oscilações resultantes de fatores externos, tais como determinadas decisões políticas. Vejam-se os impactos sobre o valor das ações de certas organizações portuguesas cotadas em bolsa, perante as vociferantes decisões de Donald Trump e da sua trupe do outro lado do oceano. Além disso, antes de abraçar qualquer investimento, procuro auxílio nas análises técnica e fundamental, etapas que considero necessárias e relevantes para selecionar um portefólio de ações de risco equilibrado.
Parece-me que as cripto moedas são um domínio para os mais ousados. Naturalmente, implicam decisões bem mais arriscadas, de maior lucro ou maior perda. Uma das maiores dificuldades deste mercado, na minha opinião, é estar ciente da extrema imprevisibilidade. Perante meros comentários, não menos vociferantes e especulativos, de alguns indivíduos que infelizmente abundam neste mundo, somos induzidos a acreditar em lucros rápidos e fáceis, como se de uma brincadeira se tratasse. Este é o maior erro dos principiantes! Muito embora existam iniciativas com bastante fundamentação científica e tecnológica nas quais acredito, como é o caso da Ethereum e Cardano, as criptos e as demais pseudo-criptos (memes), felizmente e infelizmente, costumam ter variações de preços diários que são, em grande parte, impulsionados pela especulação e não tanto com o propósito para as quais foram projetadas. Outro desafio significativo é o da falta de regulamentação e controlo. Ao contrário das ações, estas operam em grande parte sem a supervisão de um governo ou qualquer outra entidade credível, o que aumenta a incerteza, o risco de potenciais fraudes e constantes manipulações de preços.
Nestes e noutros tipos de investimento, sinto que a falta de conhecimento e a ausência de uma estratégia bem definida são os principais desafios para quem ambiciona abraçar este mundo. Lamentavelmente, vemos muitos jovens a tratar o investimento como um jogo, com a esperança de obter lucros rápidos, sem a devida compreensão dos riscos envolvidos ou sem uma abordagem estruturada de longo prazo.
Recordo, recentemente, a moeda virtual $TRUMP cujo valor se projetou rapidamente em limites supersónicos. Para quem acompanhou a onda, mas imaginou que o céu não teria limites, enganou-se redondamente. Infelizmente, os seus lucros potenciais e/ou até investimentos iniciais foram projetados num ápice para a lama.
Se está a pensar entrar no mundo dos investimentos, faça-o sempre com bastante cautela. Consciencialize-se que investir é assumir risco e um investidor prudente deve procurar minimizá-lo. Procure sempre estudar e aprofundar as suas análises, evite decisões por impulso e encontre o tal equilíbrio ideal entre as suas opções e o risco que lhes é associado.
* com JMS
26 Abril 2025
26 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário