Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2015-02-23 às 06h00
A reflexão sobre esta temática, embora recorrente, continua pertinente, por contribuir para um passo relevante na vida dos nossos jovens, ainda mais num contexto de dificuldades tão evidentes e crise crescente no mercado de trabalho. O caminho a seguir deve basear-se numa escolha sustentada, consciente. Aconselhar apenas os jovens a seguir e decidir considerando os seus principais interesses revela-se insuficiente. Vivemos numa sociedade exigente e as necessidades do mercado não coincidem, com frequência, com os primeiros interesses dos seus seres em construção.
Em Portugal é, geralmente, no final do terceiro ciclo do ensino básico, que os jovens são chamados a fazer a sua primeira grande escolha relativamente ao percurso escolar a seguir. Somos consistentes nesta prática, com maior intencionalidade, desde o início do nono ano de escolaridade, com a implementação de atividades de exploração vocacional que conduzem a decisões mais sólidas e sustentadas no final do ciclo.
Concebemos e implementamos um programa que visa a elaboração de um projeto escolar e profissional junto dos alunos em transição de ciclo, no sentido de os apoiar no processo de tomada de decisão, de os informar sobre os diferentes percursos formativos e o leque de ofertas de formação escolar e profissional.
Pretendemos capacitar na construção de um projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses, motivações e capacidades. Desenvolvemos, ainda, sessões de informação e sensibilização para pais e encarregados e educação, relativamente à tomada de decisão sobre o percurso escolar dos seus educandos. Apoiamos também os diretores de turma no processo de matrícula dos alunos aquando do ingresso no ensino secundário, em curso científico-humanísticos ou cursos profissionais.
As atividades de informação e orientação vocacional constituem uma medida facilitadora das escolhas do percurso formativo e da preparação para a integração no mundo do trabalho e revelam-se essenciais para apoiar os alunos na tomada de decisão no prosseguimento de estudos. O conhecimento mais aprofundado das profissões, nomeadamente no que respeita a funções e atividades necessárias ao seu desempenho, competências associadas e os percursos formativos que a ela conduzem, bem como o contacto direto com o mundo do trabalho, são estratégias que motivam os alunos a prosseguirem os estudos e a decidirem o percurso a seguir, com base em informação mais ampla.
Direcionado para todos os alunos do nono ano, em fase de transição para o ensino secundário, e também a todos os alunos do sexto, sétimo e oitavo anos para integração em percursos diversificados, serve este programa de orientação vocacional ainda para combate ao abandono escolar precoce. O programa divide-se em sessões de orientação e avaliação individual e em grupo, organização e mostra de saídas escolares e dinamização de encontros de esclarecimento com encarregados de educação e diretores de turma, constituindo-se o Serviço de Psicologia como organizador e impulsionador deste programa, em articulação com a disciplina de Oferta Complementar.
Os encarregados de educação são implicados neste processo e apelamos à sua participação na concretização de atividades e na divulgação de possíveis produtos e materiais obtidos após a sua realização.
É tão exigente para os nossos jovens escolher um caminho! Continuamos, porém, a acreditar que é possível encontrar o caminho certo!...
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário