Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Iniciativas para a cidadania

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Voz às Escolas

2011-05-02 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Afirmamos no nosso Projecto Educativo que a educação é crescimento, descoberta, redescoberta e preparação para a vida.
Na ESCA procuramos prestar um serviço público de educação assente no desenvolvimento do conhecimento, na integração social do indivíduo e na crença de que, pela educação contribuímos para a vida económica social e cultural do país.

Aos nossos alunos não basta acumular saber, mas também utilizar, transferir e reinvestir saber adquirido. Propomo-nos valorizar um ensino orientado para as competências, traduzidas na capacidade dos alunos utilizarem os recursos cognitivos múltiplos para, face a situações novas e mesmo fora da escola, poderem agir da melhor forma.

Neste sentido, incentivamos a participação dos alunos em actividades que estimulem o seu interesse pela cidadania esclarecida e responsável, promovendo os valores cívicos e desenvolvendo a autonomia.

Poderíamos apresentar vários exemplos destas iniciativas. Destacamos por exemplo a participação dos alunos no Parlamento dos Jovens. Esta iniciativa irá culminar na sessão nacional que irá decorrer em Lisboa, na Assembleia da República, a 30 e 31 de Maio. Na delegação do círculo de Braga estarão 2 alunos da ESCA, Eduardo Gouveia e Magda Costa.

Outra iniciativa já referida em outros artigos, foi a participação no Parlamento Europeu Jovem, no passado mês de Abril. Oito alunos da ESCA, acompanhados por duas professoras, representaram Portugal em Atenas na 66ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu dos Jovens, durante 10 dias.

Este evento reuniu mais de 250 jovens de trinta e duas nacionalidades, no âmbito de um projecto educacional que ambiciona promover a cidadania europeia e o intercâmbio cultural. Os 8 alunos - Sofia Santos, André Vieira, Mariana Santos, Francisco Fertusinhos, Bárbara Guimarães, Paulo Moreira, Paulo Marques e Eduardo Gouveia foram distribuídos por diversos comités, cada um constituído por 12 delegados todos de nacionalidades distintas. O programa estava estruturado em diversas fases, começando pelo Teambuilding: durante 2 dias os jovens de cada comité realizaram jogos e desafios entre si para criar espírito de grupo, para se conhecerem melhor e delinearem as melhores formas de trabalharem em conjunto.

Nos 3 dias seguintes, o patamar tornou-se mais académico, passando os delegados a focarem-se nos seus respectivos tópicos com temas tão abrangentes como as Revoltas no Médio Oriente, a crise económica passando por várias questões sociais, económicas e ambientais dentro do raio de intervenção da União Europeia. Paralelamente a este esquema de trabalho, várias actividades lúdicas foram desenvolvidas, tal como a Eurovillage, que consistia numa aldeia gastronómica tradição cultural de cada país. Os nossos alunos, além de terem dado a provar pequenos petiscos portugueses como presunto, alheiras e broa de milho, também envergaram fatos tradicionais: o fato madeirense, minhoto e o traje académico da Universidade do Minho que fizeram bastante furor entre os europeus.

Nos últimos 2 dias, realizou-se a Assembleia Geral, onde cada um dos 15 comités apresentou e defendeu a sua Resolução e esta foi levada a debate por todos os comités. Sete das oito Resoluções propostas por comités onde figuravam delegados portugueses foram aprovadas com sucesso e serão enviadas para o Parlamento Europeu.

Os alunos são unânimes em considerar que estas actividades se traduzem em experiências inesquecíveis.
A todos os que participam e contribuem para o sucesso das actividades o nosso muito obrigado.

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