“Portanto, saibamos caminhar e …caminhemos!”
Voz às Escolas
2023-03-01 às 06h00
O Agrupamento de Escolas de Monserrate (AEM) obteve aprovação em dois projetos Erasmus+: um ligado ao Ensino Profissional, sob o titulo “Novas Experiências, Novos Métodos, Novas Oportunidades”, e outro vocacionado para os alunos dos cursos Científico-Humanísticos, designado por “Construir Pontes”. O Erasmus+ é um programa da UE projetado para vigorar entre 2021-2027 e que pretende preparar melhor os cidadãos europeus com as aptidões, conhecimentos e competências necessárias numa sociedade em mudança e onde a multiculturalidade e o digital são cada vez mais dominantes. A participação num programa deste género dá oportunidade aos jovens da Europa de passarem algum tempo noutro país a trabalhar, a aprender, a estudar e a viver e, ao mesmo tempo, a possibilidade de aprenderem outra língua ou de aprofundarem a sua proficiência nessa língua. Para além do ensino e da formação, a aprendizagem informal e não formal proporcionará aos participantes as aptidões necessárias para participarem significativamente na sociedade democrática e na adaptação a um mundo cada vez mais intercultural. De acordo com a informação da Comissão Europeia1 o «(…) objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa».
O programa desenvolvido para o Ensino Profissional, KA122-VET, é de curta duração e proporciona a mobilidade de estudantes de educação e formação e de professores e técnicos especializados nessa formação. No caso do AEM abrangerá vinte alunos que poderão realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT) durante sessenta dias num de quatro países: Áustria, Eslovénia, Espanha e Sérvia. A escolha do país estará de acordo com o perfil do aluno e do curso profissional que frequenta e terá financiamento garantido em termos de viagem, estadia, alimentação e seguros. Quanto aos professores e técnicos especializados envolvidos, têm também o mesmo tipo de financiamento e, para além do acom- panhamento dos alunos envolvidos na FCT nestes países, têm também a possibilidade de usufruírem da modalidade de job-shadwing durante cinco dias com o objetivo de contactarem com novas realidades, novas experiências, novos métodos para gerar novas oportunidades, através da partilha, colaboração e cooperação entre entidades parceiras.
O outro programa, KA122-SCH, é também de curta duração e engloba alunos e professores da modalidade de ensino escolar (cursos Científico-Humanísticos). No AEM Foram selecionados vinte e um alunos para esta mobilidade que terão também financiamento total atribuído. Os alunos escolhidos irão deslocar-se a Itália (cidade de Lodi, situada nos arredores de Milão) e ficarão integrados nessa comunidade educativa onde participarão nas atividades previstas, ficando alojados nas famílias italianas. Os docentes acompanharão estes estudantes em todas as suas deslocações mas terão também a possibilidade de fazerem job-shadowing e de formação em algum país da UE.
Com este projeto objetiva-se o desenvolvimento de uma formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania, garantindo o respeito pelos valores democráticos e ambientais, onde aprenderão indo para além da sala de aula, da escola e do país.
1https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/programme-guide/part-a/priorities-of-the-erasmus-programme/objectives-features?
29 Maio 2023
25 Maio 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário