Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Igualdade entre mulheres e homens

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-03-08 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje é o Dia Internacional da Mulher.
E tudo começou em...
1857 - Operárias nova-iorquinas da indústria têxtil fazem uma greve pela igualdade de salários e a redução da jornada de trabalho para dez horas. São fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morrem queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como ‘Dia Internacional da Mulher’.

Por isso, hoje é o dia da Mulher. Mas o melhor era... não ser. Significava que a igualdade era uma realidade. E essa igualdade entre mulheres e homens já existe na Europa, na nossa Europa, uma vez que foi consagrada no Tratado de Roma há 60 anos, como um dos valores fundamentais da União Europeia. Nessa altura, o empenho da Europa no princípio de salário igual para trabalho igual era único no mundo. Desde então, a União Europeia tem-se mantido na vanguarda e tem feito - segundo declaração comum da Comissão Europeia - progressos visíveis em todas as frentes.

E diz mesmo: “trabalhamos incansavelmente a fim de defender os direitos das mulheres e de lhes dar a capacidade necessária para lutarem contra a discriminação e a violência com base no sexo”.
Por cá, o dia também vai ser activo no Parlamento com este a discutir medidas para reforçar a protecção das trabalhadoras grávidas e eliminar desigualdades salariais entre mulheres e homens.
O dia é das mulheres. Devia ser de todos porque todos somos iguais. Mas... não é bem assim já que existem ainda tantas desigualdades e não são só entre mulheres e homens. É pena!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.