Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Igualdade de género: Portugal no bom caminho

Datas que não podem ser esquecidas durante todo o ano

Igualdade de género: Portugal no bom caminho

Ideias

2019-10-16 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

‘Igualdade de género’ é o tema do primeiro programa ‘Europa num Minuto’ que vai para o ar na Rádio Antena Minho no próximo dia 4 de Novembro. Uma parceria entre a rádio e o Centro de Informação Europe Direct do Minho. De segunda a sexta-feira, a não perder: uma pergunta, uma resposta, tudo sobre a Europa!

E nem a propósito: ontem mesmo o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, colocou Portugal na 16.ª posição, mais sete do que em 2005, o que significa que o nosso país está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia. São, por isso excelentes notícias. De acordo com os dados do mais recente Indice sobre Igualdade de Género, relativo ao ano de 2017, Portugal obtém, no global, 59,9 pontos de cem possíveis, mais 10 pontos do que em 2005 e mais 3,9 do que em 2015, o que nos coloca no 16.º lugar em 28 países da União Europeia.

Recorde-se que as instituições europeias sempre foram acérrimas defensoras do princípio da igualdade entre homens e mulheres. Das várias realizações concretas, registam-se: a igualdade de tratamento entre homens e mulheres no acesso a bens e serviços, ou que exerçam actividades independentes; a melhoria da segurança e da saú- de das trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes no trabalho, ou; a promoção de igualdade de oportunidades e equilíbrio remuneratório em cargos administrativos. Mais sobre a igualdade de género, dia 4 de Novembro, em mais uma edição de ‘Europa num Minuto’!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

07 Dezembro 2019

A austeridade findou?

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.