Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Homenagem ao Dr. Fernando Conceição

Os liberais na Europa

Homenagem ao Dr. Fernando Conceição

Voz às Escolas

2023-05-11 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

No dia 26 de abril de 2023, a Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) homenageou o Dr. Fernando Conceição pelos seus 100 anos de vida, celebrados no dia 18 de abril. Foi o momento que escolhemos para agradecer uma vida de dedicação incondicional ao serviço do bem comum.
A ESMS é o resultado do esforço e do trabalho desenvolvido por todos quantos, ao longo dos tempos, a dirigiram. Foi sempre convicção de todos garantir que a ESMS seria sempre mais no futuro do que aquilo que era no momento em que cada um iniciava funções, pelo que a nossa comunidade escolar foi construída com o trabalho e o empenho de quantos aqui trabalharam e trabalham. A dedicação e o compromisso que colocamos em tudo o que fazemos, fez, e continua a fazer, a diferença na vida dos alunos que anualmente a frequentam.
É com orgulho que afirmo que a nossa escola tem contribuído, ao longo da sua história de 132 anos, para o elevar da nossa comunidade, da nossa região e do nosso país, através da formação de excelência que presta aos alunos que a frequentam.
O Dr. Fernando Conceição foi o Reitor desta instituição centenária de 1965 a 1974 e Presidente do Conselho Diretivo de novembro de 1980 a setembro de 1984 (13 anos) e, por conseguinte, faz parte da nossa história tendo sempre trabalhado para o fortalecimento da nossa comunidade escolar. Tudo fez para que nesta instituição se trabalhasse para fazer cumprir a nobre missão de educar e formar pessoas competentes e comprometidas com o bem comum.
No dia 26 de abril, foram muitos os que connosco quiseram prestar esta homenagem ao homem, ao colega e ao professor e, desta forma, dizer o quão importante ele foi para as suas vidas. Todos os presentes tinham dele um conhecimento profundo, independentemente do contexto em que se cruzaram no seu longo percurso de vida. O carinho, admiração e respeito com que falam do Dr. Conceição são o testemunho do privilégio que cada um teve de, em algum momento das suas vidas, o ter tido como inspiração.
E, apesar dos seus 100 anos de vida, surpreendeu todos os presentes com uma intervenção sobre o que, na sua perspetiva, significa ser professor. Referiu que é importante despertar nos jovens o interesse pelos problemas, para que não sejam espetadores de varanda. Tudo fez para que os seus alunos lessem textos com pontos de vista diferentes, discutissem os assuntos, e depois construíssem a sua própria opinião sobre esses mesmos assuntos. Segundo ele, tudo o que aprendemos tem de estar ao serviço do pensamento e da ação. Temos de ser pessoas de ação, fazer coisas. E o Dr. Conceição continua a ser um homem de ação através da escrita. Continua a pesquisar, a refletir e depois escrever sobre a história de Guimarães e sobre a história do mundo.
Ao longo da sua existência, desempenhou muitos papéis: foi professor, político, presidente de várias associações, promotor da Universidade Sénior em Guimarães. Nas suas palavras “era um dinamizador coletivo” tendo sido o primeiro político a falar sobre o ambiente na Assembleia Nacional. Também levou à Assembleia as suas preocupações sobre os problemas que afligiam os alunos de então, no nosso concelho.
Como homem de diálogo teve um papel importante na elaboração da Lei de Bases do Sistema Educativo. Com a sua capacidade de harmonização, foi-lhe possível integrar os pareceres oriundos de diferentes quadrantes políticos num documento que fez a diferença no nosso sistema educativo.
Na entrevista “À conversa com.…”, o Dr. Conceição deixou uma mensagem para a ESMS: “que se realizem. Que façam aquilo que entendem que devem. Não é aquilo que podem fazer, é aquilo que devem fazer. Portanto, devem tomar a iniciativa. Não se deixarem ficar no ‘e se fosse hoje’, ‘e se fosse daquela maneira’. Não é o se fosse. É o que tem que ser. É preciso veemência, desejo de fazer coisas e não ser passivo.”
De si próprio diz que se vê como um homem ainda ativo, sempre desejoso de continuar a estudar coisas, e até fazer coisas, quando é possível. (in “À conversa com.... Dr. Fernando Conceição, https://www.youtube.com/watch?v=3IwriWKvAkA).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho