Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes

Uma carruagem de aprendizagens

Ideias

2017-11-14 às 06h00

Paulo Monteiro

Mais de um milhão de portugueses tem diabetes, segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional de Diabetes divulgado em Março deste ano. E cerca de 500 mil outros portugueses vivem com a doença mas não o sabem. Por isso é importante estar atento e consultar regularmente um médico, para além de procurar estilos de vida saudáveis. É que os números são preocupantes tanto mais que no relatório, ‘Diabetes: Factos e Números’, este revela que a diabetes matou 12 pessoas por dia em 2015, estando presente em mais de um quarto dos óbitos nos hospitais públicos portugueses. Segundo os dados de 2015 (os últimos até agora conhecidos), tem vindo a existir um crescimento acentuado de novos casos diagnosticados em Portugal, com 168 novos casos a serem identificados todos os dias.

Ontem mesmo a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna tornou público um documento referente a um estudo com o título ‘Mulheres e a Diabetes: Direito a um Futuro Saudável’, onde pretende chamar a atenção para um problema de saúde que, embora afecte tanto homens como mulheres, tem algumas especificidades no feminino que importa realçar. É que cerca de 199 milhões de mulheres vivem, em todo o mundo com diabetes, valor que as estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que vai aumentar anda mais, chegando aos 313 milhões até 2020. Em Portugal, 10,9% das mulheres têm diabetes.

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, responsável pela escolha do tema que norteia o Dia Mundial da Diabetes, esta é a nona causa de morte entre as mulheres a nível global, estando na origem de 2,1 milhões de óbitos todos os anos. A diabetes mata. Por isso a prevenção é muito importante. Consulte o seu médico. Cuide da sua saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.