Recordando o 75.º Aniversário do Escutismo nos Açores
Ideias
2024-07-21 às 06h00
Guimarães volta a estar na ”shortlist” das três cidades finalistas a Capital Verde Europeia, na terceira candidatura que apresenta a esta distinção atribuída pela Comissão Europeia a cidades com mais de 100 mil habitantes que sejam um exemplo de sustentabilidade ambiental, social e económica. Guimarães é desde logo um exemplo para Portugal, sendo a única cidade do país a figurar nesta “shortlis”. Braga foi outra cidade que formalizou candidatura e também deve ser apontado como exemplo.
Reconhecendo que as políticas na área ambiental são, cada vez mais, proeminentes no bem-estar dos cidadãos é fundamental valorizar os municípios e as regiões que assumem a prioridade no âmbito da sustentabilidade ambiental ao nível dos seus programas políticos e implementação de ações efetivas.
De acordo com o júri, o município de Guimarães foi selecionado “pelas suas práticas de gestão de resíduos e economia circular, proibindo materiais de utilização única em eventos da cidade e promovendo programas de prevenção de resíduos alimentares. Além disso, também melhorou a eficiência hídrica através da redução do consumo de água nos edifícios municipais, da deteção e reparação precoce de fugas e da criação de estações de água públicas”.
Ou seja, há todo um trabalho já desenvolvido que vai ao encontro dos resultados apresentados. Todo este trabalho assenta numa estratégia coordenado pelo município em conjunto com o Laboratório da Paisagem, envolvendo empresas, universidades, associações sem fins lucrativos, o Governo, decisores políticos e cidadãos.
Todos são importantes no contributo que dão. Porém, importa aqui destacar o trabalho desenvolvido pela empresa municipal Vitrus Ambiente, a qual tenho a honra de presidir ao Conselho de Administração e o prazer em fazer parte de uma vasta equipa reconhecida pelo seu profissionalismo, dedicação e eficiência. A Vitrus Ambiente assume uma inter- venção no concelho de Guimarães que vai desde a gestão de resíduos urbanos e limpeza pública até à manutenção e limpeza dos espaços verdes no concelho de Guimarães, ou ainda a gestão de parques de estacionamento e a fiscalização das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, passando ainda por outros serviços que estão interligados a projetos como a distribuição de Copos Reutilizáveis em eventos públicos do concelho (CARE), a fiscalização e proteção das linhas de água (Guarda-rios), a promoção da economia circular na adesão ao projeto de recolha de cápsulas de cafés ou o desenvolvimento de ações na vertente da educação ambiental, com a presença em instituições e escolas de Guimarães.
Todas as ações estão refletidas em números. São factuais. No presente ano, por exemplo, a Vitrus já procedeu à recolha de mais de 3 mil toneladas de resíduos recicláveis; já recolheu cerca de 900 mil cápsulas de café, sendo o primeiro município a norte do país a aderir a este projeto, permitindo a reciclagem do plástico e alumínio das cápsulas assim como o aproveitamento da borra do café para fertilizante dos solos; o registo de 150 ocorrências pelo serviço dos Guarda-rios só no presente ano, resultando na abertura de processos e autos mediante comunicação às autoridades compe- tentes; a distribuição de copos reutilizáveis em mais de uma centena de eventos, que implica na redução do consumo de plástico; o registo de 450 ocorrências no âmbito da fiscalização ambiental para o cumprimento das normas do regulamento da gestão de resíduos…
O trabalho está à vista de todos. O reconhecimento dos vimaranenses é unânime.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Vitrus é também demonstrado por entidades competentes a nível nacional e internacional.
Em 2023, a Vitrus foi distinguida com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na Categoria de Preservação do Capital Natural. Em 2024 recebeu o Prémio Essência do Ambiente na Categoria de Boas Práticas e ainda o Prémio Internacional Escoba de Plata, pelo cuidado das linhas de água e a implementação do projeto Guarda-rios.
Com o contributo da Vitrus e de todos os vimaranenses, continuamos a trilhar o caminho do futuro, o caminho da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, já em setembro, avançará um novo projeto de Transporte de Passageiros Flexível, no sentido de responder às necessidades da população com o transporte a pedido e mantendo a preocupação ambiental com uma frota totalmente elétrica. Como comumente se diz, “mais importante que o título de Capital Verde, é o caminho que estamos a seguir…”, e este é um caminho de vida, um caminho de futuro.
iParabéns Guimarães!
06 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário