Correio do Minho

Braga, terça-feira

Google multada em 4,34 mil milhões de euros

Aprendizado próprio para delicadezas

Ideias

2018-07-19 às 06h00

Paulo Monteiro

A Comissão Europeia aplicou, ontem, uma coima no valor de 4,34 mil milhões de euros à Google, por esta ter violado as regras ‘anti-trust’ (de concorrência) da União Europeia. Tudo porque, segundo a CE, a Google impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos Android e aos operadores de redes móveis com o intuito de cimentar a sua posição dominante nas pesquisas genéricas na Internet. A Google deve agora cessar de forma efectiva esta conduta no prazo de 90 dias ou suportar uma multa que pode ir até 5% da média diária do volume de negócios mundial da Alphabet, a empresa-mãe da Google. No entanto, ontem mesmo, fonte oficial da tecnológica norte-americana, revelou que a Google vai recorrer da coima aplicada.

Mas esta multa é um verdadeiro recorde, ultrapassando o anterior, de 2,42 mil milhões de euros, também à Google, em Junho de 2017, por favorecimento do serviço de comparação de preços ‘Google Shopping’, em relação aos seus concorrentes. Para termos uma ideia, a Google tem uma posição dominante nos mercados nacionais das pesquisas genéricas na Internet em todo o Espaço Económico Europeu, ou seja nos 31 Estados Membros do EEE... daí os bilhões de euros envolvidos.
E as histórias não devem ficar por aqui, numa altura em que as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos não são as melhores e numa semana em que a União Europeia e o Japão se unem num... comércio livre para responder a Donald Trump.
E isto para não falar das notícias que a Google usa de toda a imprensa do Mundo e não a paga... Será justo? Ou não é melhor começar a União Europeia a decidir já que se devem aplicar impostos como se aplicam ao mais comum e pequeno dos jornais, algures nesta Europa?

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Agosto 2018

O nosso facebook

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.