Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Gastrite – saiba cuidar do seu estômago

Os bobos

Gastrite – saiba cuidar do seu estômago

Voz à Saúde

2023-02-22 às 06h00

Joana Afonso Joana Afonso

A Gastrite caracteriza-se pela inflamação do revestimento do estômago, sendo responsável por sintomas como dor ou desconforto abdominal, abdómen inchado, náuseas e até vómitos, sensação frequente de estômago cheio, mal-estar, sensação de queimação ou ardor, gases que se libertam sobre a forma de arroto ou flatulência. Quando ignorados estes sintomas a doença pode evoluir e complicar com quadros de úlcera, formação de pólipos e tumores benignos ou até malignos.

O risco de Gastrite aumenta com a idade, uma vez que, a mucosa que reveste o estômago tende a ficar mais fina e consequentemente mais frágil, com o passar do tempo.
A Gastrite pode ser aguda, quando acontece de repente e tem uma curta duração, ou crónica quando se prolonga no tempo, podendo permanecer durante toda a vida. No último, a principal responsável é a presença da bactéria Helicobacter pylori, que chega a estar presente em quase 90% dos adultos, como acontece em Portugal. Entre outras causas de Gastrite destacam-se também a toma frequente de medicamentos como anti-inflamatórios que reduzem a proteção da parede do estômago e o deixam mais suscetível ao dano pela acidez (como são exemplo a Aspirina, o Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenac, entre outros), o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos ácidos, além de níveis elevados de stress que facilitam a inflamação das paredes do estômago e a associação a doenças autoimunes.

A forma mais efetiva de fazer o diagnóstico é através de uma endoscopia com biópsias do estômago, onde são recolhidas pequenas amostras e, posteriormente, analisadas.
O tratamento passa por eliminar as principais causas da doença e controlar os sintomas. É importante recorrer a medicamentos que reduzam os níveis de ácido no estômago, de forma a diminuir a dor e desconforto abdominais. No entanto, esse acompanhamento deve ser personalizado através da orientação do seu Médico Assistente. Frequentemente, há também a necessidade de tratar a infeção causada pela Helicobacter pylori, de forma a prevenir a progressão da doença, através da combinação de antibióticos.

Saiba que a prevenção é a principal chave no controlo da Gastrite. Nesse sentido:

1. Mantenha uma dieta equilibrada a longo prazo: opte por comer alimentos integrais ricos em proteína, gorduras saudáveis, frutas e legumes, que fornecem ao organismo os nutrientes necessários;
2. Evite alimentos que inflamem o estômago: gorduras e fritos; café, chá preto ou chá verde ricos em cafeína, chocolate; bebidas alcoólicas ou refrigerantes; frutas ácidas como laranja, abacaxi, limão, tangerina ou kiwi; tomate e molhos que contenham tomate na sua composição; temperos, molhos e condimentos ácidos ou picantes; produtos ricos em corantes e conservantes; laticínios; alimentos açucarados e doces (bolos, biscoitos); enchidos e produtos de charcutaria;
3. Evite o uso de pastilhas elásticas que podem favorecer o aumento da produção de ácido no estômago;
4. Faça refeições de pequeno volume, coma de forma fracionada ao longo do dia, ou seja, coma em menores quantidades e mais vezes ao dia.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho