“Portanto, saibamos caminhar e …caminhemos!”
Voz à Saúde
2023-02-22 às 06h00
A Gastrite caracteriza-se pela inflamação do revestimento do estômago, sendo responsável por sintomas como dor ou desconforto abdominal, abdómen inchado, náuseas e até vómitos, sensação frequente de estômago cheio, mal-estar, sensação de queimação ou ardor, gases que se libertam sobre a forma de arroto ou flatulência. Quando ignorados estes sintomas a doença pode evoluir e complicar com quadros de úlcera, formação de pólipos e tumores benignos ou até malignos.
O risco de Gastrite aumenta com a idade, uma vez que, a mucosa que reveste o estômago tende a ficar mais fina e consequentemente mais frágil, com o passar do tempo.
A Gastrite pode ser aguda, quando acontece de repente e tem uma curta duração, ou crónica quando se prolonga no tempo, podendo permanecer durante toda a vida. No último, a principal responsável é a presença da bactéria Helicobacter pylori, que chega a estar presente em quase 90% dos adultos, como acontece em Portugal. Entre outras causas de Gastrite destacam-se também a toma frequente de medicamentos como anti-inflamatórios que reduzem a proteção da parede do estômago e o deixam mais suscetível ao dano pela acidez (como são exemplo a Aspirina, o Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenac, entre outros), o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos ácidos, além de níveis elevados de stress que facilitam a inflamação das paredes do estômago e a associação a doenças autoimunes.
A forma mais efetiva de fazer o diagnóstico é através de uma endoscopia com biópsias do estômago, onde são recolhidas pequenas amostras e, posteriormente, analisadas.
O tratamento passa por eliminar as principais causas da doença e controlar os sintomas. É importante recorrer a medicamentos que reduzam os níveis de ácido no estômago, de forma a diminuir a dor e desconforto abdominais. No entanto, esse acompanhamento deve ser personalizado através da orientação do seu Médico Assistente. Frequentemente, há também a necessidade de tratar a infeção causada pela Helicobacter pylori, de forma a prevenir a progressão da doença, através da combinação de antibióticos.
Saiba que a prevenção é a principal chave no controlo da Gastrite. Nesse sentido:
1. Mantenha uma dieta equilibrada a longo prazo: opte por comer alimentos integrais ricos em proteína, gorduras saudáveis, frutas e legumes, que fornecem ao organismo os nutrientes necessários;
2. Evite alimentos que inflamem o estômago: gorduras e fritos; café, chá preto ou chá verde ricos em cafeína, chocolate; bebidas alcoólicas ou refrigerantes; frutas ácidas como laranja, abacaxi, limão, tangerina ou kiwi; tomate e molhos que contenham tomate na sua composição; temperos, molhos e condimentos ácidos ou picantes; produtos ricos em corantes e conservantes; laticínios; alimentos açucarados e doces (bolos, biscoitos); enchidos e produtos de charcutaria;
3. Evite o uso de pastilhas elásticas que podem favorecer o aumento da produção de ácido no estômago;
4. Faça refeições de pequeno volume, coma de forma fracionada ao longo do dia, ou seja, coma em menores quantidades e mais vezes ao dia.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!
09 Maio 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário