Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Galiza homenageia Siza Vieira

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2017-03-10 às 06h00

Paulo Monteiro

Álvaro Siza Vieira passa, a partir de amanhã, a pertencer à Real Academia Galega de Belas Artes como académico de honra. O arquitecto português, que se tem notabilizado com algumas grandes obras arquitectónicas na nossa vizinha Galiza, vê assim (mais uma vez) reconhecido todo o seu trabalho, numa mais do que justa homenagem e que demonstra que os galegos não o esquecem nem a importância que tem para a sua arquitectura, referindo mesmo que o “seu trabalho na arquitectura constitui uma contribuição relevante ao património cultural da humanidade e é considerado como o arquitecto português de maior dimensão universal”. É que, de entre as suas obras mais importantes, duas delas estão na Galiza: Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, e a Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela.
A sua arte é adorada em todo o Mundo e, recorde-se, é o único arquitecto português, juntamente com o seu discípulo Eduardo Souto de Moura (este com grandes ligações a Braga, responsável pelo estádio Municipal de Braga, e não só) a conquistar o Prémio Pritzker da Arquitectura (equivalente ao Nobel em Arquitectura).
A sua entrada na Academia foi aprovada por maioria absoluta em sessão plenária de 31 de Janeiro de 2015 e, amanhã, fará o seu discurso de ingresso, baseado no seu projecto para o Pavilhão do Instituto Berggruen dos Ánxeles (EUA). Mais uma vez a arquitectura portuguesa está de parabéns. São muitos os prémios que Siza Vieira recebeu mas este tem um significado especial já que vem da Galiza... de uma euroregião que todos nós queremos que seja cada vez mais forte!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.