Correio do Minho

Braga, sábado

França e as sondagens

Plástico - Pequenos passos no caminho certo

Ideias

2017-02-08 às 06h00

Paulo Monteiro

O Instituto Ifop divulgou ontem uma sondagem sobre as intenções de voto dos franceses na primeira volta das eleições presidenciais de 23 de Abril e não é nada famosa para a... Europa. Uma sondagem já depois de François Fillon (o candidato surpresa da direita) ter pedido perdão por ter empregado a mulher e os filhos como assessores parlamentares, em empregos verdadeiros (segundo suas palavras) e não fictícios. Mas os franceses não ficaram convencidos. E este seu caso fez com que não consiga ir à segunda volta das eleições.

A sondagem diz que à segunda volta vão Marine le Pen (a candidata da extrema direita com 25,5%) e Emmanuel Macron (independente, com 20,5%). É verdade que a história nos diz que em confrontos anteriores, na hora da verdade, os franceses unem-se em torno do candidato que concorre contra Marine e este vence. Mas, agora, com a influência da vitória de Trump e o Brexit, o resultado pode ser diferente. Não se pode facilitar.

E Portugal tem muito a perder se a extrema direita vencer. Já conhecemos o programa de Marine le Pen que não é nada abonatório para os europeus. São 144 compromissos onde se destacam: referendo sobre a adesão à União Europeia, saída do euro, abandono do acordo Schengen... dar prioridade aos franceses no que diz respeito ao emprego e reduzir a imigração. Falta é saber que liberdade vão ter os franceses.

No fim-de-semana, tivemos uma amostra de autoritarismo: o jornalista Paul Larrouturou, do programa ‘Le Quotidien’, foi expulso do Palácio de Congressos de Paris pelos seguranças depois de fazer uma pergunta incómoda a le Pen... São sinais destes que preocupam. Não se deixem ir em cantigas. A democracia é um bem precioso!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.