Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Fim de semana épico!

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2016-05-25 às 06h00

Pedro Machado

Como milhares de bracarenses, desloquei-me ao Jamor para assistir à Final da Taça de Portugal, no histórico dia 22 de maio, uma data memorável que as novas gerações também não vão esquecer.
Foi para mim um orgulho ter estado presente nesta festa. Foi uma final épica para o Sporting Clube de Braga, 50 anos depois a conquistar o troféu pela segunda vez, fazendo explodir de alegria os milhares de adeptos.

Como todos sabem este tipo de eventos são propícios à produção de resíduos em larga escala, ainda mais, com os tradicionais pic-nics nas matas do Jamor, antes do jogo.
Em primeiro lugar, gostaria de felicitar a organização, pois escalonou diversas brigadas que distribuíram sacos aos adeptos para que estes pudessem acondicionar os resíduos. Mas também congratular-me pelos bonitos gestos de civismo a que assisti, da parte de crianças, jovens e adultos que tiveram o cuidado de acondicionar as embalagens nos sacos, não deixando um rasto de lixo espalhado, como vemos muitas vezes no final destas festas.

Tudo isto, fez-me refletir que estamos no bom caminho. É cada vez mais latente que o esforço desenvolvido na sensibilização e educação ambiental dos cidadãos, ao longo das últimas décadas, tem dado os seus frutos. Comparativamente com a final de 1998, o cenário foi totalmente diferente. Na altura, este tipo de preocupação com os resíduos pura e simplesmente não existia.
Não tenho dúvidas que o futuro será risonho, quer em termos de títulos do melhor Clube do Mundo, quer no comportamento cívico dos bracarenses.

Como Presidente da Assembleia Geral do ABC, não quero deixar de assinalar a conquista da Taça Challenge, e o bom ambiente vivido na Pavilhão Flávio Sá Leite, na noite de 21 de maio.
Esta vitória acabou por ter menos destaque devido à final da Taça de Portugal, mas não é menos importante pois o ABC conquistou o seu primeiro troféu europeu.
“Assim se vê a força do ABC!” Assim se vê a força de Braga!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.