Presidente Marcelo inaugurou a Escola Secundária de Maximinos
Ideias
2022-06-22 às 06h00
Nesta última crónica antes do período de férias quero fazer um apelo a que todos, para que aproveitem os tempos livres que se aproximam, para adotar hábitos mais ecológicos, nomeadamente, a separação de todo o tipo de resíduos.
Façam da deslocação ao ecoponto uma atividade da família, depois de incorporada nos hábitos diários, será mais fácil continuar.
Também nos locais de destino de férias, a separação de resíduos deve continuar a ser efetuada, procure o ecoponto mais próximo do seu local de férias e separe sempre os resíduos de embalagens produzidos.
Alguns gestos simples podem fazer toda a diferença: quando fizer um piqueni- que, não abandone o lixo (papel, sacos plásticos, latas), leve-o consigo e depo- site-o nos locais próprios, fazendo pos- teriormente, a sua separação nos ecopontos.
Se constatar que os ecopontos estão mais cheios que habitualmente, porque nesse local há mais pessoas que o habitual (local turístico ou com o regresso de muitos emigrantes), aguarde a recolha ou desloque-se ao ecoponto mais próximo. Não coloque os seus resíduos fora e, acima de tudo, não coloque resíduos não recicláveis junto aos ecopontos (orgânicos, móveis, entulhos ou outros).
Este ato só irá prejudicar ainda mais a recolha dos ecopontos, pois não poderão ser recolhidos pala Braval, pois não são recicláveis e irão obrigar as equipas de recolha a desviá-los para poder recolher o ecoponto.
Por outro lado, deverão colocar os resíduos recicláveis corretamente dentro do ecoponto, ter o cuidado de espalmar as embalagens e desfazer caixas de cartão grandes pois, muitas vezes, os ecopontos estão cheios de “nada”, com caixas a impedir a colocação de mais resíduos.
Os dados mostram um claro aumento da produção de resíduos, na nossa área de abrangência, durante os meses de julho e agosto, ao longo dos últimos anos.
A Braval tem feito esforços para corresponder a este aumento, tentando resolver todas as situações o mais rapidamente possível, mas com tanto aumento de resíduos e os mesmos meios do resto do ano é difícil corresponder de imediato.
Por isso, tivemos um aumento de horas de recolha de 15% e tivemos também, um aumento de 18% de número de contentores recolhidos face ao mesmo mês do ano passado.
Deve haver também uma coresponsabilização da população de não colocar os resíduos fora do ecoponto, mas também contactar a Braval a informar quais os locais mais problemáticos.
Apesar dos problemas referidos, há cada vez mais pessoas que compreendem a importância da separação de resíduos para um futuro mais sustentável.
Ajude-nos, ajudando-se!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário