Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Falar Verdade

Jornais centenários: unanimidade no Parlamento

Voz às Freguesias

2017-01-17 às 06h00

Luís Pedroso

Temos assistido a um desencanto em relação à política, não só dos bracarenses, como dos portugueses em geral. Este facto verifica-se, sobretudo, entre os jovens, onde assistimos mesmo a um divórcio completo. Jovens que vêem ‘tolhidas’ as suas expectativas de vida, sobretudo no que diz respeito ao emprego. É a esta faixa etária que os políticos devem dirigir um olhar especial.

Mas, não só. Não podemos esquecer também aquele segmento de população entre os 40 e os 55 anos de idade que caíram no desemprego e não possuem competências adequadas ao actual contexto. Há um conjunto de políticas que têm de ser alteradas, a começar pelas Escolas Profissionais, subsidiadas pelo Estado, que ministram cursos sem utilidade prática no actual contexto da nossa economia. O tecido empresarial precisa de mão-de-obra especializada em determinados sectores que não temos. Braga não é excepção.

As Escolas Profissionais podem desempenhar um papel fundamental não só na formação dos jovens, mas também na requalificação, na valorização de competências dos trabalhadores que caíram no desemprego. A economia necessita deles e eles da economia! Aponto um exemplo: temos uma carpintaria no Colégio de S. Caetano que está fechada. Será que não há nenhuma Escola Profissional que faça um contrato com esta instituição e utilize aqueles instalações já devidamente preparadas? Deverá, haver também muitas empresas dispostas a apostar na formação, tendo oportunidade de também ai captar quadros válidos.
Devemos falar menos e agir mais. E falar a verdade.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.