Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Falamos muito dos outros, mas não mudamos lamentavelmente os nossos atos!

26.ª Conferência Mundial na área da sobredotação, em Braga!

Falamos muito dos outros, mas não mudamos lamentavelmente os nossos atos!

Ideias

2025-05-14 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Neste mês de maio, para nosso regozijo, são muitos os eventos que se realizam, na nossa região, e que significam a concentração de muitos milhares de pessoas. Já se realizou a Rampa da Falperra, estamos na semana do Enterro da Gata, segue-se a passagem do Rally de Portugal, na Serra da Cabreira, Vieira do Minho e a Braga Romana, na próxima semana, entre outros.
Estes eventos que muito engrandecem o país e, em particular, a nossa região, resultam em muitos esforços para os municípios para os organizarem, nomeadamente, implantando planos de colocação de contentores e recolha antes, durante e após os eventos, como foi o caso da Rampa da Falperra, com a colocação de 10 ecopontos, ao longo do percurso, bem como kit’s ecoponto nas zonas de assistência, paddock e zona VIP, traduzindo, e bem, as preocupações da organização com a sustentabilidade do evento. No entanto, esta preocupação tem de ser partilhada pelo público. O que se verifica ainda, infelizmente, é que quando são recolhidos, verificamos que, lamentavelmente, foram pouco utilizados, verificando-se o abandono dos resíduos no monte.
Estes eventos atraem milhares de pessoas que, na maior parte dos casos deslocam-se para os montes e serras, levando consigo os tradicionais “farnéis”.
Este público gosta de encontrar os locais limpos, ecopontos em número maior que o necessário. Infelizmente, nem todos se preocupam em deixar o local como o encontraram e não utilizam corretamente estes equipamentos.
Este comportamento é revelador de uma grande falta de civismo pois há sempre contentores nas imediações dos eventos. Pergunto-me: quem carrega uma garrafa de água cheia não é capaz de carregar a mesma garrafa vazia? Não pode deslocar-se 50 ou 100 metros até encontrar um contentor?
Os cidadãos estão, e bem, cada vez mais, exigentes, reivindicativos e críticos, mas acabamos por assistir a esta falta de cidadania, de cuidar do espaço comum e de saber-estar em sociedade. É lamentável!
Os municípios têm desenvolvido enormes esforços estratégicos nesta área, em sensibilização e educação ambiental, investindo em infraestruturas de recolha e limpeza, minimizando também os efeitos desta falta de civismo.
Os promotores dos eventos devem sempre, aquando do planeamento, adotar boas-práticas ambientais, nomeadamente que contribuam para uma redução de impactes e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos.
Assim, uma forma de o fazer é a gestão dos resíduos do próprio evento, que deve ser planeada com antecedência. Abrangendo 6 municípios é de prever que estejam sempre a ocorrer eventos em simultâneo nos vários municípios e, nem sempre, temos conhecimento da sua realização.
A Braval, tendo em conta a sua missão de melhorar a qualidade de vida ambiental dos seus municípios, tenta sempre corresponder com a colocação de equipamentos de recolha seletiva, sempre que solicitado pelos organizadores.
A questão do tratamento de resíduos não está apenas nas empresas responsáveis, a responsabilidade do tratamento de resíduos é também de quem o produz. Lamentavelmente, dizemos sempre que o mal está nos políticos, mas não, está tem todos nós. Cada um tem de fazer a sua parte.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho