Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Faça frente às gripes e constipações

Manuel Fernandes

Faça frente às gripes e constipações

Voz à Saúde

2023-12-05 às 06h00

Joana Afonso Joana Afonso

Com a chegada dos dias frios do final do outono e início inverno, as consequentes oscilações de temperatura levam, frequentemente, ao aumento do número de infeções respiratórias como Gripes e Constipações. A Gripe resulta da infeção pelo vírus Influenza e afeta o nariz, os seios perinasais, garganta, pulmões e ouvidos, poderá levar ao aparecimento de febre alta, dores musculares e das articulações, dores de cabeça e perda de apetite. Já a Constipação é provocada por vírus menos agressivos (Rinovírus) que causam sintomas mais leves como congestão e corrimento nasal, comichão e vermelhidão do nariz, espirros, diminuição do olfato e paladar, dor de cabeça e febre baixa ou inexistente.
Ou seja, embora se tratem ambas de infeções respiratórias causadas por vírus, cujos sintomas são muitas vezes confun-didos, são doenças diferentes que devem ser abordadas de acordo com as diferentes características.
Relembre que os antibióticos atuam em bactérias e não nas infeções provocadas por vírus. Nesse sentido, não tome estes medicamentos com o intuito de tratar casos de Gripe ou Constipações, salvo as exceções orientadas pelo seu respetivo Médico.
A vacinação contra a Gripe é a principal medida de prevenção e controlo da doença. Saiba se integra um grupo de risco ou até se terá direito à vacinação gratuita através do Serviço Nacional de Saúde. Importa esclarecer que a vacina contra a Gripe não contém o vírus pelo que, apesar de poder levar ao aparecimento de sintomas ligeiros aquando da sua toma, não provoca verdadeiramente a doença. Uma vez que o vírus Influenza muda constantemente a vacina não consegue proteger a longo prazo, daí a necessidade de ser diferente a cada ano. Também não impede as pessoas de poderem contrair outras infeções respiratórias para as quais não há vacina.
De forma a diminuir o contágio, saiba que deve evitar o contacto com pessoas infetadas, poderá optar pelo uso de máscara se contactar com alguém constipado ou engripado. E, se for o seu caso de estar doente, poderá usar a máscara para proteger os que possam estar em contacto consigo.
Mantenha a etiqueta respiratória difundida aquando da pandemia COVID-19, cubra a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, com o braço ou antebraço, na ausência de um lenço (evite usar a mão). Lave as mãos com regularidade, uma vez que, estas podem ser um veículo de contacto com os vírus. Sendo a boca e os olhos as principais entradas é importante manter uma correta higiene das mãos, lavando-as com água e sabão, cerca de 20 segundos, fundamentalmente, antes das re-feições e após idas à casa de banho. Se não tiver acesso a água e sabão, use toalhetes ou álcool gel.
Pratique exercício físico de forma regular, o que ajuda a reforçar o seu sistema imunitário, aumentando as defesas do corpo contra as infeções.
Opte por uma alimentação variada e equilibrada. Privilegie alimentos ricos em vitamina C como os frutos cítricos (laranja, toranja, clementina e limão), kiwi, papaia, morangos, salsa, coentros, couve, espinafres, pimentos e castanhas. Para que não percam as suas propriedades, se possível, consuma estes alimentos crus e a fruta logo que cortada ou os sumos acabados de fazer, uma vez que, a exposição ao ar e à luz podem levar a perdas significativas de vitamina C. Evite o consumo de alimentos ou bebidas ricas em açúcar que prejudicam o bom funcionamento das células do sistema imunitário.
Adapte o vestuário à temperatura ambiente em que se encontrar. Em caso de frio mais severo, use cachecóis, gorros e luvas para evitar as perdas de calor.
Faça frente às Gripes e Constipações!
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho